SSPDS colhe propostas de segurança na plenária do PPA em Tamboril

6 de julho de 2023 - 17:28 # # # # # #

Dando sequência às reuniões do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027 do Governo do Estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) esteve presente nesta quinta-feira (06) na oitava plenária do PPA realizada no Tamboril, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado, nos Sertões de Cratéus. “É importante destacar que o Sistema de Segurança Pública vem participando integralmente de todos os eventos do PPA Participativo. Não apenas com a presença dos profissionais de cada região, onde ocorrem esses encontros, como também com a participação efetiva dos gestores da SSPDS e dos órgãos vinculados. Isso demonstra o quão é importante para a Secretaria e para o secretário Samuel Elânio ouvir as demandas da população cearense para que, desta forma, também possamos atendê-las”, explicou o coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS, tenente-coronel Vanderlan Carvalho.

Na opinião da vice-governadora Jade Romero, presente ao evento, um governo que se considera democrático não pode ouvir as demandas da população apenas a cada período eleitoral, como também acompanhar de perto e colher as sugestões da sociedade civil sobre o que deve ser priorizado na execução do orçamento público em cada região do Estado. “Sempre costumo dizer que, quando a gente escuta mais, acertamos mais. Estamos aqui com o objetivo justamente para ouvir o que a população tem para nos dizer. Assim poderemos priorizar os nossos esforços e recursos para as demandas do povo”, frisou a vice-governadora. 

“Eu acho muito importante porque o governador Elmano de Freitas está dando uma oportunidade da população dar a sua fala e depois vai poder avaliar o peso das nossas sugestões para governar bem o nosso Estado”. Com essa ideia na cabeça, a quilombola Fátima de Souza, de 67 anos,  saiu da casa dela, na localidade de Bom Jardim, em Tamboril, para participar da oitava plenária do Plano Plurianual Participativo.

Ela representa apenas uma das centenas de vozes de representantes dos 13 municípios da região dos Sertões de Crateús que irão definir os rumos das políticas públicas do Estado nos próximos quatro anos. “Eu vim trazer o pedido da minha comunidade para que a Lei No. 10.639/03 passe a valer, para que a gente possa formar os nossos filhos para trabalhar dentro da nossa comunidade”, pontua a líder comunitária, que considera a educação o melhor remédio para promover a Segurança Pública na região que se tornou conhecida pelos sermões de Dom Fragoso.

Violência contra a Mulher

Ainda de acordo com o gestor da SSPDS,  tenente-coronel Vanderlan Carvalho,  como aconteceu em outras regiões, a preocupação com o acolhimento das mulheres vítimas da violência doméstica é um dos motes norteadores das discussões durante os encontros do PPA Participativo. “Quer seja pela criação de Delegacias Especializadas da Mulher, ou de profissionais de Segurança Pública capacitados para atender esse público”, explica Vanderlan Carvalho. “Além dessas demandas, ouvimos da sociedade civil a preocupação com a questão biopsicossocial dos profissionais da Segurança Pública. Ou seja, a população quer aprimorar esse atendimento a esses profissionais, tendo em vista a missão que eles assumem perante toda a sociedade”, ressaltou.

“Uma Delegacia de Defesa da Mulher e uma Casa de Acolhimento são fundamentais para efetivação da Lei Maria da Penha aqui na nossa região. Isso vai ajudar às vítimas da violência doméstica a serem ouvidas e que se sintam acolhidas, a partir de um atendimento humanizado, ao prestarem uma denúncia contra os seus agressores”, defende a professora Mariana Braga, de 39 anos. “Não queremos que essas mulheres voltem aos seus lares e corram o risco de voltarem a ser vítimas da violência doméstica, queremos a proteção integral das mulheres garantida pelo Governo do Ceará”, conclui.

Sertões de Crateús

Com uma população de 353.381 habitantes, a região dos Sertões de Crateús, hoje, é atendida pelas Forças de Segurança a partir de uma estrutura que inclui a Delegacia Regional de Crateús e três delegacias municipais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), localizadas em Crateús, Nova Russas e Santa Quitéria. A região também é dispõe de cinco bases do  Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensiva (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e cinco sistemas de videomonitoramento, ambos situados em Crateús, Ipueiras, Nova Russas, Santa Quitéria e Tamboril.

Além disso, a população da região dispõe de um Batalhão do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), uma sede da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e um Núcleo de Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), todos com sede em Crateús. “O que pedimos aqui ao governador Elmano de Freitas é a instalação de um novo núcleo Pefoce nossa região, aliviando o sofrimento daquelas famílias, que por uma fatalidade, acabam perdendo parentes e, também, queremos um novo quartel dos bombeiros, uma vez que essa é uma região territorialmente extensa e com uma grande incidência de incêndios”, sugere o vereador de Santa Quitéria, Cesário Júnior.

Outras dezenove propostas foram apresentadas por gestores e lideranças políticas e comunitárias da região à representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), um recorde em comparação às outras edições do PPA Participativo. “Isso nos aponta para não apenas desempenharmos as funções básicas previstas pela Constituição Federal, como também promover a humanização do atendimento realizado pelos profissionais de Segurança Pública, especialmente quando se relaciona com os temas transversais: as mulheres, aos povos tradicionais, originários e população negra, aos jovens e às crianças”, comenta o tenente-coronel Vanderlan Carvalho.

O que é o PPA

O Plano Plurianual Participativo (PPA) é um instrumento de planejamento, que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Dividido em eixos estratégicos, ele organiza as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão. Além dos eventos presenciais, o Governo do Ceará também colhe sugestões da população através do site www.cearaparticipativo.ce.gov.br. 

Os encontros regionais do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 tiveram início no dia 21 de junho, em Baturité. Somente nesta semana já ocorreram outros três encontros: em Pedra Branca, na terça-feira (4); em Tauá, na quarta-feira (5); e em Tamboril, nesta quinta-feira (6). O próximo encontro regional do PPA Participativo está previsto para ocorrer nesta sexta-feira (7), na cidade de São Benedito.