A voz da comunidade: o impacto positivo dos Conselheiros Comunitários de Defesa Social na Segurança Pública do Ceará

5 de maio de 2024 - 11:53 # # #

É o líder comunitário de Defesa Social que mantém contato contínuo com as comunidades, reunindo demandas com o intuito de sanar urgências de cada região. Neste domingo, dia 5 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional do Líder Comunitário, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) parabeniza aqueles que investem seu tempo em ações sociais voltadas para a população cearense.

Essa temática é de extrema relevância para a SSPDS, que, através da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), tem como prioridade estimular a participação da sociedade, promovendo encontros para desenvolver uma gestão participativa. O orientador da Célula de Suporte à Defesa Social (CESUDES) da Codes, o capitão J. Fernandes, destaca o papel vital dos líderes comunitários dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS).

“São eles que representam a comunidade e estão sempre disponíveis para melhorar e desenvolver estratégias de aprimoramento em sua região. Nada é mais eficaz do que o próprio povo expressando suas demandas, reclamações, pontos de vista, áreas a serem melhoradas e desenvolvidas, elogios e posicionamentos. Na tomada de decisões cruciais por parte das esferas federal, estadual ou municipal, a participação popular é de suma importância, pois o povo deve ser protagonista de sua política e de suas escolhas”, disse ele.

No Ceará, os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) contam com mais de 1.500 membros oficialmente cadastrados. Além disso, existem 132 conselhos comunitários ativos em todo o Estado. Esses membros, em colaboração com a SSPDS, coordenam ações de apoio e iniciativas sociais locais, por meio de esforços coletivos ou individuais, visando à prevenção de diversas formas de violência. No ano de 2023, a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) realizou 105 reuniões em conselhos comunitários em todo o estado do Ceará.

Para o capitão J. Fernandes, a Codes também dá possibilidade de voz para a comunidade. Ele também ressaltou a importância da sociedade para participar dos conselhos comunitários. “É um direito de todos participar dessas decisões, não apenas nas questões de segurança, mas em todas as áreas da defesa social, como saúde, educação, moradia, emprego, renda e lazer. Afinal, é para o povo que trabalhamos. É para o povo que existimos. Nós, da coordenadoria, atuamos como a voz do povo, estimulando, engajando e motivando a participação em todos os processos de tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida, promovendo a dignidade em todas as esferas da sociedade”, conclui o orientador da Célula de Suporte à Defesa Social.

Reuniões da semana

Já nos últimos dias 29 abril e 03 de maio, representantes da Codes/SSPDS e dos conselhos comunitários da Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, e do município de Maracanaú (AIS 12), respectivamente, se reuniram. Durante a sexta-feira (3), a Codes realizou diversas reuniões internas de alinhamento e com autoridades da SSPDS, na sede do Cisp.

Na ocasião, o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel Cristiano Lins, também participou do encontro. Nas pautas, novas lideranças e pendências da comunidade em geral foram tratadas. Já na manhã da última segunda-feira (29), a Codes realizou a eleição com as chapas concorrentes para o Conselho Comunitário do Conjunto Timbó, em Maracanaú.