SSPDS participa de lançamento do Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado

16 de junho de 2023 - 17:41 # # #

O Governo do Ceará lançou, nesta sexta-feira (16), o Pacto por um Ceará Sem Fome visando garantir o acesso à alimentação para famílias cearenses em situação vulnerável. Para isso, mais de 40 mil cartões Ceará Sem Fome serão entregues aos cearenses cadastrados no programa, e estão previstas as entregas de 100 mil refeições diárias. O momento contou com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e das Forças de Segurança.

De acordo com o governador Elmano de Freitas, a iniciativa une o poder público, as organizações da sociedade civil e a iniciativa privada no combate à fome que aflige parte da população. “Vamos investir mais de R$ 160 milhões por ano para garantir que as famílias cearenses tenham o cartão no valor de R$ 300 e vamos estruturar mais de mil cozinhas, para termos mais de 100 mil refeições por dia”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, aponta que as vinculadas à SSPDS e as demais secretarias do governo, estão atuando em prol de garantir a segurança alimentar das famílias cearenses. “A SSPDS, por exemplo, vem trabalhando na arrecadação de cestas básicas, de modo a prestar apoio às pessoas com vulnerabilidade social e auxiliar nas ações referentes ao Pacto por um Ceará Sem Fome”, apontou o gestor da pasta.

Entre as autoridades da área da Segurança Pública, estavam o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Savyo Nascimento de Sousa; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio César Nogueira Torres; a diretora de planejamento e gestão interna da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Kamilly Campos; o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, coronel Márcio de Oliveira; o secretário Executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Pereira dos Santos; o secretário executivo de Planejamento e Gestão da SSPDS, Adriano de Assis Sales; o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública da SSPDS, Nabupolasar Alves Feitosa.

A primeira-dama Lia de Freitas, articuladora do projeto, ressaltou a importância do Programa Ceará Sem Fome. “Serão contempladas milhares de famílias que estão em situação de insegurança alimentar grave. Vamos entregar um cartão para as famílias beneficiárias e lançar a rede de unidades sociais produtoras de refeições. Serão cerca de 1.300 cozinhas em todo o estado do Ceará, contemplando cerca de 100 mil pessoas diariamente com refeições prontas”, apontou.

A  primeira-dama e principal articuladora do programa, Lia de Freitas, estava na solenidade com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. Os gestores das pastas executoras do Ceará Sem Fome também participaram do momento: a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz.

Durante o lançamento, foram entregues aos prefeitos os primeiros 47 mil cartões Ceará Sem Fome. Esta ação é uma das frentes do Programa junto à criação da Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições, que beneficiará mais de 200 mil cearenses. Os beneficiários receberão, mensalmente, o valor de R$ 300 para a aquisição de alimentos.