Fortaleza encerra abril com redução de 22,2% no índice de Crimes Violentos contra o Patrimônio

3 de maio de 2023 - 16:11 # # # #

A Capital e todo o Ceará apresentaram ainda os melhores resultados da série histórica no 1º quadrimestre, desde 2015

O trabalho conjunto que vem sendo realizado de forma permanente pelas Forças de Segurança do Ceará culminou em mais um dado positivo referente à redução dos indicadores criminais. Dessa vez, a Capital cearense apresentou uma retração de 22,2% no índice de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), no mês de abril deste ano. 

Foram 2.170 casos registrados contra 2.789, em comparação ao mesmo período do ano passado. Destaque também para todo o Ceará, que teve redução de 20,1% no índice, neste mês. Foram 3.220 casos contra 4.030, quando comparado com o mês de abril de 2022. 

Já no que concerne ao primeiro quadrimestre de 2023, a Capital cearense e todo o estado do Ceará alcançaram os melhores resultados, desde o ano de 2015, quando naquele ano 14.632 e 21.578 casos, respectivamente, foram registrados. Já nos primeiros quatro meses deste ano, 9.631 casos foram registrados, em Fortaleza. E em todo o Ceará, 14.309 ocorrências foram contabilizadas nos primeiros quatro meses de 2023.  

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

O gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, atrelou os resultados positivos à intensificação dos trabalhos ostensivos e investigativos realizados pelas Polícias cearenses de forma integrada, além da utilização de tecnologia, dados e inteligência. Todo esse período tivemos uma redução histórica nos números dos CVPs. Uma redução bastante significativa que mostra o trabalho que as Forças de Segurança vem desempenhando em todo o Ceará, bem como Fortaleza, levando em consideração também os corredores comerciais. Isso é fruto da integração das Forças Estaduais, da Polícia Militar, Polícia Civil, Pefoce, Corpo de Bombeiros e a própria Supesp, que avalia os locais com maiores incidências de crimes e, assim, tem norteado as ações mais incisivas das vinculadas. Destaco ainda a utilização do trabalho das inteligências, tanto da SSPDS, como de todas as Polícias. Isso tem mostrado o avanço, nesse primeiro quadrimestre do ano, dessa atual gestão, que segue o objetivo de vencer e reduzir cada vez mais o índice de criminalidade, seja no que concerne aos CVPs, bem como os Crime Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), concluiu ele. 

O CVP agrupa todos os tipos de roubos, exceto o latrocínio, quando há roubo com resultado morte. Os dados são gerados mensalmente pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à SSPDS. 

Trabalho integrado 

Como resposta aos crimes de CVPs, durante o mês de abril de 2023, importantes prisões e apreensões foram realizadas pelas Polícias do Ceará. No último dia 27, um adolescente de 17 anos, com histórico de ato infracional análogo ao crime de receptação, foi apreendido em uma via pública no bairro Passaré (AIS 7). Ele estava em posse de uma moto que havia sido roubada de um entregador de aplicativo. Além do flagrante, contra ele também foi cumprido um mandado de apreensão por ato infracional à receptação. A ação contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops-SSPDS).

Também com apoio do Nuvid, três homens foram presos em flagrante pela PMCE, na cidade de Eusébio. A ação ocorreu no dia 26 de abril deste ano. Com o trio, um veículo, duas armas e munições foram apreendidas. 

Já no dia 23 de abril, uma investigação da Polícia Civil culminou na prisão de quatro suspeitos de integrar um grupo criminoso especializado em furto e receptação de fiação elétrica de cobre. A captura ocorreu nos municípios de Camocim e Bela Cruz. Na ação, 40 metros de fios de cobre foram apreendidos.