Inspetor da Polícia Civil do Ceará conclui curso de manutenção de armamentos ministrado pelo Exército Brasileiro

31 de março de 2023 - 10:56 # # # #

Essa é a primeira diplomação em armamentos específicos para um servidor da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE)

Com o objetivo de alcançar uma melhor qualificação técnica em manutenção preventiva e específica em diversos armamentos, o inspetor da Polícia Civil do Ceará, Paulo Henrique Santiago, concluiu, na manhã dessa quinta-feira (30), o Curso e Estágio de Manutenção de 2° Escalão em Armamento Leve, ministrado por militares do Exército Brasileiro (EB).

O curso, que teve duração de 90 horas, foi distribuído em aulas ao longo das duas últimas semanas. As aulas e treinamentos aconteceram no Parque Regional de Manutenção da 10ª Região Militar (Pq R Mnt/10), que fica no bairro de Fátima, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.

Santiago, que é lotado do Departamento Técnico Operacional (DTO) da PCCE, ressaltou a importância em adquirir conhecimentos diretamente do Exército Brasileiro. “Adquirir conhecimento em uma instituição tão relevante como o Exército, que nos recebeu de portas abertas, foi muito importante para mim por conta de toda a experiência que obtive lá, além de me permitir multiplicar, para a minha instituição, os conhecimentos referentes à manutenção do nosso armamento, que os policiais civis utilizam como Equipamento de Proteção Individual (EPI)”, destacou o inspetor.

Com o curso, o inspetor Santiago recebeu instruções teóricas e práticas de desmontagem, montagem e manutenção de Pistolas das marcas “Imbel” e “Beretta” de calibre 9mm; Espingarda das marcas “CBC”, “Boito” e “Mossberg”, de calibre 12; Fuzil Automático Leve (FAL), Fuzil Automático Pesado (FAP), Fuzil Imbel A2 (IA2) e Fuzil M964A1, conhecido como ParaFAL, nos calibres 5,56 e 7,62; Submetralhadoras da marca “Beretta”; Metralhadora Leve nos calibres 5,56 e 7,62; e Metralhadora da marca “Browning” de calibre .50.

Além disso, o estágio promoveu instruções sobre a gestão de oficina de armamento, prevenção de acidentes e incidentes de tiro, ministradas por militares do Parque Regional de Manutenção da 10ª Região Militar (Pq R Mnt/10). O estágio também teve como finalidade, incrementar a manutenção dos armamentos e capacitar os alunos na identificação e solução das principais panes ocorridas nas pistolas, fuzis, submetralhadoras e metralhadoras, além de estimular o espírito de manutenção, com ênfase na manutenção preventiva.

O inspetor ainda ressaltou que o conhecimento adquirido no curso é imprescindível para o bom funcionamento dos equipamentos utilizados por todos os policiais civis. “Saber como manusear da forma correta pode prolongar a durabilidade e a vida útil dos nossos armamentos, o qual é extremamente necessário para o bom funcionamento do armamento de uso pessoal de todos os policiais, assim como o armamento presente nas delegacias em todo o Estado”, finalizou Santiago.