CBMCE debela incêndio em residência no Demócrito Rocha

15 de fevereiro de 2023 - 15:57 # # #

Equipes do 1º Socorro do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) debelaram um incêndio em um imóvel nessa terça-feira (14), no bairro Demócrito Rocha – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares que, imediatamente, seguiram para o local do incêndio. “Não houve vítimas, e o incêndio consumiu apenas os pertences de um dos cômodos da residência”, explicou o comandante do socorro, o 1º tenente Luiz Júnior.

Rescaldo

As equipes realizaram o rescaldo após debelar as chamas para que não houvesse reignição. As chamas atingiram o quarto do casal. Ainda segundo o 1º tenente Luiz Júnior, o rescaldo garantiu o resfriamento do cômodo com o Auto Bomba Tanque e Salvamento 3 (ABTS 3). “Após reconhecimento e avaliação da situação, armamos uma linha de ataque direta com mangueiras e esguicho de vazão, do corpo de bomba da viatura ABTS 3 para debelar o incêndio”, esclareceu o comandante do socorro.

Prevenção a incêndios

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam situações de incêndio.

O CBMCE orienta a prevenção, ao sair de casa é importante desligar o registro de eletricidade e do gás de cozinha. Em janeiro de 2023, o Corpo de Bombeiros do Ceará já atendeu 95 incêndios em residências unifamiliares e 21 em residências multifamiliares.

Como acionar o CBMCE?

A população pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.