Primeiro quadrimestre de 2024 encerra com 224 banhistas resgatados pelo Corpo de Bombeiros no Ceará

8 de maio de 2024 - 15:37 # # # #

O trabalho ininterrupto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), realizado pelos Guarda-Vidas (GV) nas praias do nosso Estado, resultou no resgate de 224 vítimas de afogamento em todo o Ceará, no primeiro quadrimestre de 2024. Em janeiro deste ano, o CBMCE resgatou 119 vítimas de afogamento na Praia do Futuro, que fica na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza – área de atuação da 1ª Companhia de Busca e Salvamento do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CBS/BBS).

Balanço

Os dados compilados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) representam uma variação de 10,04%, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 249 resgates. O CBMCE destaca, ainda, que o resultado do primeiro quadrimestre de 2024 é superior aos registros de 2022 e 2021, com 221 e 75 registros de vítimas de afogamento resgatadas, respectivamente.

Em relação ao levantamento geral de resgates no último ano, 605 banhistas foram salvos pelo Corpo de Bombeiros em praias do Ceará. O número representa uma variação de 6,05% em relação aos resgates de 2022, quando foram resgatadas 644 vítimas. Os dados de resgate em 2023 superaram, ainda, os anos de 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 563 e 526 banhistas, respectivamente.

Dicas de prevenção

Para garantir a segurança nos mares, o Corpo de Bombeiros ressalta a importância do banhista sempre respeitar as sinalizações, os avisos de perigo e as orientações repassadas pelos guarda-vidas. Além disso, é crucial para os banhistas entrar no mar apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas e evitar entrar na água para salvar uma vítima sem possuir treinamento em salvamento aquático.

Por fim, em caso de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e aguardar a chegada dos profissionais. A segurança dos banhistas é uma prioridade para o CBMCE, que continua comprometido em prevenir afogamentos e salvar vidas.