BPEsp da PMCE realiza ação preventiva em escola na cidade de São Benedito

10 de junho de 2022 - 11:46 # # #

Com o objetivo de aproximar as forças policiais da população e fortalecer o sentimento de proteção e segurança em comunidades do município de São Benedito, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp), promove até esta sexta-feira (10), na região, a Operação Boa Vizinhança.

“A PMCE desencadeou essa ação do BPEsp, que tem como objetivo desconstruir paradigmas e possíveis fake news e levar uma compreensão dos alunos e pais de alunos com as ações que as Forças de Segurança realizam para a comunidade. Os policiais militares discutem temáticas específicas para levar conhecimento quanto à segurança estrutural e orgânica para a comunidade escolar”, ressalta o comandante do BPEsp, major Messias Mendes.

O oficial explica ainda que o município já conta com os trabalhos ostensivos desempenhados por equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), ambos da PMCE. Ele reforça que a ação preventiva do BPEsp tem como objetivo aproximar a comunidade e a Polícia Militar. “Essa ação potencializa o sentimento de proteção do Estado, por meio de um serviço especializado nas demandas escolares, com policiais militares que têm formação específica para essa atuação e linguagem adequada para o ambiente escolar, fortalecendo ainda mais uma segurança pública próxima da comunidade”, destaca.

Boa Vizinhança em São Benedito

A Operação Boa Vizinhança, no município de São Benedito, iniciou na última segunda-feira (6). A Escola Municipal de Educação Básica Filonila de Carvalho, a pedido da gestão escolar, possibilitou um encontro do BPEsp com os alunos do 6º ao 8º ano. Na ocasião, foram abordados temas como o combate às possíveis fake news e às drogas. A ação na instituição conta também com o apoio do Conselho Tutelar do município.

A atuação do BPEsp no interior do Estado tem como resultado um excelente retorno por parte das comunidades: “Estamos tendo feedbacks positivos por parte dos moradores, por sentirem-se protegidos e acolhidos pelas Forças de Segurança nessas visitas, estabelecendo um relacionamento de confiança e proximidade com a comunidade”, explica Messias.