Dia Internacional dos Bombeiros: a história do operador de autoescada mais antigo do CBMCE

4 de maio de 2022 - 10:03 # # # # # # # #

No mundo real, nós não temos os heróis com superpoderes, como aqueles que vimos em quadrinhos, que soltam teias ou conseguem voar. Porém, no nosso mundo real, temos os heróis e heroínas com sentimentos, que não precisam de asas para resgatar vítimas. Pessoas que nasceram com o destino de salvar vidas e renovar as esperanças da humanidade. Em homenagem ao Dia Internacional dos Bombeiros, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) apresenta a história inspiradora do subtenente Lucas Filho, que atua há 33 anos no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). 

Em 1989, o subtenente Lucas Filho iniciava o seu desafio como bombeiro militar, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, em Fortaleza, onde até hoje coleciona grandes histórias. Para ele, ser um bombeiro é como doar a sua vida ao próximo. “Sou muito feliz profissionalmente, considero o quartel como a minha segunda casa. É o lugar onde me realizo como profissional.  Me sinto realizado quando conseguimos êxito nas missões, tenho a graça da felicidade de trabalhar”, destaca o oficial. 

Desde o início de sua profissão, o subtenente Lucas Filho opera e conduz as autoescadas dos Bombeiros, se tornando um especialista respeitável no equipamento fundamental em ocorrências. “A escada Magirus é essencial para incêndios em grandes proporções, quando os profissionais devem debelar o fogo por cima do sinistro. As escadas são fundamentais para agir em resgates de vítimas em locais altos”, informou o bombeiro. 

O St Lucas coleciona diversas histórias emocionantes que marcaram a sua trajetória, como diversos incêndios e salvamentos cumpridos. No entanto, o bombeiro militar destacou pontualmente uma ocorrência que marcou a sua carreira. No ano de 2015, o St Lucas e sua composição foram acionados para uma ocorrência comovente acerca de uma idosa que morava sozinha em um apartamento na Capital e estaria há dias sem dar notícias. “Todos os seus vizinhos estavam preocupados, pois a senhora, que tinha dificuldades para se locomover, não dava notícias da sua saúde há dias. Aparentemente, a idosa não tinha saído e a porta do apartamento estava trancada”, destacou. 

Na ocorrência, foi necessário que o St Lucas, com a escada Magirus, subisse ao oitavo andar do prédio e verificasse se realmente a senhora ainda estava no apartamento. “Eu subi com a Magirus até a janela do apartamento da vítima e me deparei com a idosa deitada na sua cama, aparentemente sentindo dores e com desidratação. Nós a hidratamos e a colocamos na maca da Magirus, depois, rapidamente, nós a encaminhamos para um hospital. A vítima tinha sentido dores nas costas e não conseguia levantar-se de sua cama, ficando dias sem comer”, comentou o subtenente.  

Após a recuperação da idosa, a equipe do CBMCE foi até a unidade hospitalar para encontrá-la. “Foi um momento gratificante, vimos a recuperação dela e o agradecimento estampado em seu rosto. Atualmente, uma pessoa faz companhia a ela todos os dias, ajudando com os serviços diários”, revelou. 

Compartilhando conhecimento 

Durante sua carreira, o bombeiro militar formou cerca de 15 alunos para operar a escada Magirus. Até hoje, os treinamentos continuam com novos alunos. O bombeiro militar é um sacerdócio, você sempre deve estar disposto para doar a sua vida pelo próximo”, destaca o bombeiro militar.  

A SSPDS parabeniza a todos os heróis e heroínas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por esse dia. Vidas alheias e riquezas salvar!