Corpo de Bombeiros do Ceará retira árvore caída em imóvel no bairro Parangaba

5 de abril de 2022 - 14:21 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionado, nessa segunda-feira (04), para atender a uma ocorrência de árvore caída no bairro Parangaba, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. O cajueiro havia caído e danificado parte de uma residência.

De pronto, os bombeiros militares da 1º Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1a Cia/BBS) se deslocaram para o local. Na ocasião, um cajueiro de grande porte havia caído no telhado de um imóvel. No local, a piscina de uma casa também havia sido atingida. A guarnição, composta pelo 1º tenente Theophilo, sargento Romão, soldado Roger e soldado Raul, trabalhou na ocorrência até às 16 horas, concluindo totalmente o serviço.

“No local, fomos aos poucos cortando os galhos, livrando toda a área da casa atingida. Como também, retiramos os galhos e troncos caídos sobre o telhado”, informou o 1º tenente Theophilo. “Com a queda da árvore, várias telhas, caibros e ripas foram quebradas, uma parte da fiação foi arrebentada, uma piscina de lona foi rasgada e parte de um muro tombou”, complementou o comandante do socorro.

O Corpo de Bombeiros Militar realiza corte quando árvores encontram-se em perigo iminente de queda, ou que já tenham caído. Ainda assim, a corporação alerta para que todos os proprietários cuidem de suas árvores e realizem a poda preventiva para que ela não venha tombar por excesso de peso.

Balanço

Em março de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou 251 cortes de árvores sobre residências, veículos, rede elétrica e via pública. O resultado é superior ao mesmo período nos anos de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação atuou em 154, 59 e 102 ocorrências similares, respectivamente.

Prevenção

Buracos no caule, inclinação acentuada do eixo normal, presença de parasitas, raízes expostas e condições de solo desfavoráveis são alguns dos fatores de risco para a queda de árvores. O período chuvoso, associado aos ventos fortes, aumenta esse risco, pois as folhas e as copas das árvores tendem a acumular água, deixando as árvores mais pesadas e mais propensas a serem desestabilizadas.

Além disso, podas realizadas sem acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso dos galhos, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore. “Árvores precisam de manutenção, por meio do corte e poda. Não adianta plantar uma árvore e não dispensar a ela os cuidados de que ela precisa para se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”, orienta o tenente.

A poda, para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito, é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e é solicitada à Secretaria Regional do bairro. Já o corte, quando há risco iminente de acidente, é uma ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros. Nesse caso, a corporação ressalta que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

(Com informação da Comunicação do CBMCE)