SSPDS deflagra “Operação Integrada” que resulta em prisão por uso de documento falso

31 de março de 2022 - 15:25 # # # # # # # # # # #

As ações de combate à criminalidade, realizadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) e suas vinculadas, com o objetivo de coibir e identificar crimes, foram intensificadas na noite dessa quarta-feira (30), com a realização da Operação Integrada. A ofensiva ocorreu nos bairros Aerolândia, Alto da Balança e Lagamar, pertencentes à Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) da Capital. Uma prisão em flagrante por uso de documento falso foi registrada.

As incursões policiais, gerenciadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, contaram com a participação de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

“Essa fiscalização do Cepi tem como objeto a segurança da comunidade, dos proprietários, dos funcionários e das pessoas que frequentam os estabelecimentos. Nesses estabelecimentos, solicitamos as documentações e verificamos todos os preventivos que são: extintores, iluminação de emergência, placa de rota de fuga, saída de emergência, central de gás, armazenamento do gás, entre outros”, destacou a tenente do CBMCE, Renata Stuani.

Prisão em flagrante

Durante a fiscalização de um estabelecimento comercial na Aerolândia, a equipe do CBMCE averiguou que o Certificado de Conformidade do local era falso e estava sem a data de validade. O proprietário, Paulo Muniz da Silva (50), foi conduzido ao 13º Distrito Policial (13º DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado em flagrante pelo crime contra a fé pública.

O estabelecimento também foi interditado pelos bombeiros militares, devido à falta de extintores, iluminação de emergência e rota de fuga, além de irregularidades no armazenamento e utilização de gás, colocando em risco a vida dos frequentadores.

Balanço da operação

Também na região da Aerolândia, outros quatro estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, sendo verificado o armazenamento do gás de cozinha a fim de evitar possíveis explosões e os equipamentos de combate a incêndio. Já a Polícia Militar do Ceará realizou blitze preventivas e patrulhamento ostensivo na região e realizaram abordagens. Foram realizadas ações ostensivas nas imediações dos locais de fiscalização, com verificação e identificação de indivíduos suspeitos.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.