SSPDS promove reunião de alinhamento com AISs com foco no combate à criminalidade

8 de março de 2022 - 10:38 # # #

Com o intuito de alinhar as diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas em todo o Estado, o secretário da pasta, Sandro Caron, se reuniu com os representantes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e com os responsáveis pelas 25 Áreas Integradas de Segurança (AISs), inseridas em Fortaleza, na Região Metropolitana e nos interiores Norte e Sul. Em pauta, as estratégias aplicadas em cada uma delas, tendo como foco o fortalecimento constante no combate aos crimes contra a vida e a rápida elucidação de delitos dessa natureza.

A reunião, que ocorreu de forma virtual, aconteceu na tarde dessa segunda-feira (7), com a participação do secretário-executivo da SSPDS, Samuel Elânio; do delegado geral da PC-CE, Sérgio Pereira; do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira; do superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Dr. Helano Matos, do coordenador de inteligência da SSPDS, Nelson Pimentel e do chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel Cristiano Lins.

“Essas reuniões são realizadas mensalmente onde são apresentados os resultados do mês anterior, para que possamos discutir com os representantes das 25 Áreas Integradas de Segurança todos os ajustes operacionais, buscando sempre os melhores números e a garantia da segurança de toda a população do Estado”, destacou o secretário Sandro Caron.

Respostas rápidas

A exemplo dessa linha de combate à criminalidade seguida pela Secretaria da Segurança Pública do Ceará e vinculadas pode ser destacado um trabalho rápido de investigação, realizado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), que culminou nas capturas em flagrante de dois homens suspeitos de envolvimento em um homicídio e uma tentativa de homicídio, menos de 24 horas após o crime ser registrado. As prisões aconteceram em 27 de fevereiro em Viçosa do Ceará – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

Já em Juazeiro do Norte (AIS 19), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante por homicídio, no dia 9 de fevereiro, dois homens suspeitos de participar de uma ocorrência, registrada na madrugada da mesma data, que resultou nas mortes de quatro pessoas.

Outra ofensiva que merece destaque foi uma ação conjunta realizada por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que resultou nas prisões de quatro pessoas e nas apreensões de mais de 100 quilos de drogas. A operação aconteceu no dia 9 de fevereiro, durante uma abordagem realizada no município de Viçosa do Ceará (AIS 14). Os entorpecentes foram encontrados dentro de pneus de trator, que estavam na traseira de uma caminhonete. A ação foi mais um exemplo de integração entre as forças policiais em território cearense.

E em outra operação de combate às drogas no interior do Estado, foram apreendidos mais de 17 quilos de cocaína em ações distintas no Cariri, nas cidades de Juazeiro do Norte e Nova Olinda (AIS 19). A apreensão, que aconteceu em 21 de fevereiro, foi fruto de uma ação continuada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.