Com o intuito de coibir crimes em Caucaia, SSPDS deflagra mais uma Operação Guarida na RMF

18 de fevereiro de 2022 - 15:05 # # # # # #

Com o intuito de coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou, na tarde dessa quinta-feira (17), mais uma edição da operação Guarida. A ofensiva, realizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, contou com a atuação das instituições de segurança e de forças amigas. Um homem foragido da Justiça foi capturado.

O trabalho ofensivo, que ocorreu nos bairros Picuí, Arianópolis e Nova Metrópole, foi desenvolvido também com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). A Operação Guarida tem o objetivo de oferecer uma atuação qualificada na prevenção de crimes e na resolução de conflitos, além de promover diligências visando identificar pessoas envolvidas em crimes. As ações na região se estendem até esta sexta-feira (18).

Durante as diligências, equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prenderam Cid de Carvalho Viana (32). Contra ele, um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas, que estava em aberto, foi cumprido.

Participaram da Operação Guarida, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, além da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE).

Balanço da operação

Ainda durante as ações, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizaram 26 vistorias a estabelecimentos comerciais em comunidades do Picuí, Arianópolis e Nova Metrópole. Desse número, oito comércios foram notificados. As equipes do Detran abordaram ainda 156 veículos e apreenderam cinco veículos e realizaram 35 infrações. Já pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) foram realizadas sete fiscalizações para verificar a integridade de tornozeleiras eletrônicas e a situação legal dos apenados.