Dia Nacional da Alfabetização: A importância dessa fase escolar e as atividades realizadas nos Colégios Militares Estaduais do Ceará

14 de novembro de 2021 - 11:08 # # # # # #

No dia em que se comemora o Dia Nacional da Alfabetização, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reforça a importância dessa fase na vida das crianças e ressalta o engajamento realizado no trabalho exercido pelos profissionais que atuam nos colégios militares estaduais, durante esse processo de aprendizagem.

A alfabetização é a base de uma educação promissora, o qual promove o desenvolvimento da leitura, da escrita e da comunicação para as crianças. Conforme o tenente-coronel Sales, diretor do 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó (CPMGEF), “a alfabetização é um momento crucial para a aprendizagem significativa do aluno. Nessa fase, o colégio tem a oportunidade de iniciar com as crianças, criando condições para que o aluno aprenda, assimile e adquira as habilidades necessárias para que ele se desenvolva, não apenas com os conhecimentos curriculares, mas também como aprendizagem para viver, para portar-se na sociedade. A fase do ensino fundamental I, que compreende do 1º ao 5º ano, é essencial, pois neste período trabalhamos as emoções, o currículo, assim como regras de disciplina para essas crianças”, afirma o diretor.

Um diferencial na alfabetização, realizada nos colégios militares, é que quando essas crianças ingressam nas séries iniciais, a direção pedagógica e os professores passam a ensinar, mediar e fornecer valores como a disciplina, hierarquia, respeito e cidadania. Ainda segundo o diretor do CPMGEF, “outro ponto muito importante ao disponibilizar a alfabetização, é a tranquilidade e confiança dos pais, trazendo um lado afetivo entre pais e filhos, família e escola”, conclui o oficial.

Aluna desde a alfabetização, Brena Gomes cursa hoje o 3º Ano do Ensino Médio e é muito grata por tudo que aprendeu durante sua trajetória no CPMGEF. “Quando entrei no Colégio da Polícia Militar foi literalmente um sonho. Meu pai sempre foi minha inspiração, trabalhava lá e junto com o meu irmão, que já estudava no CPMGEF, me incentivaram muito. Eu passei um ano estudando para fazer a prova de seleção e no final desse esforço tive a aprovação. Desde então, integro esta instituição de ensino que preza pela disciplina, educação e respeito”, ressalta a estudante.

Brena está se despedindo do colégio este ano, pois prestará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o curso de fisioterapia e relembra os bons momentos que viveu na instituição de ensino. “As melhores lembranças sem dúvidas são os professores, que dedicam todo o seu tempo para nos proporcionar o melhor suporte. Os monitores, que na maioria das vezes nos acolhem como filhos. Recordar os hinos que fizeram parte do nosso dia a dia; o desfile do Dia 7 de Setembro, onde a turma vibrava em nome do CPMGEF. Me despedir do Colégio da Polícia é uma mistura de sentimentos. Sinto muito orgulho de fazer parte de uma instituição que sempre ensinou além da educação e respeito, por tudo o que me proporcionaram”, relata.

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) também possui turmas de crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental. A professora Thiala Amaral, pedagoga das turmas do ensino fundamental I, ressalta a importância dessa fase na vida das crianças. “A alfabetização é resultado de uma educação infantil plena e repleta de aprendizado que constrói o processo de consolidação. É a fase em que a criança recebe estímulos e compreende conceitos que servem como base, um alicerce”, afirma.

A professora reforça que os profissionais de educação acreditam que a ludicidade permite ir além quando se diz respeito à alfabetização no CMCB. “A criança participa ativamente do processo de conhecimento. Mesmo diante da atual circunstância, promovemos aulas on-line com qualidade e diversificadas, nas quais as crianças têm a oportunidade de apresentar trabalhos e participar de vivências prazerosas e significativas”.

A SSPDS agradece a todos esses profissionais que dedicam suas vidas para alfabetizar as crianças que estudam no 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó (CPMGEF) e no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), pelo brilhante trabalho realizado e ressalta a importância dessa formação na vida de uma criança.

Colégios da Polícia Militar do Ceará abrem seleção para 1.526 vagas

A Coordenadoria dos Colégios da Polícia Militar do Ceará divulgou o edital de seleção pública para 1.526 vagas do ano letivo de 2022, nos quatro colégios da instituição localizados em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. A sede de Fortaleza é a única que oferece vagas para o 1º Ano do Ensino Fundamental. Para concorrer as 40 vagas ofertadas neste certame, os candidatos devem ter nascido de 01/01/2015 a 31/03/2016.

As inscrições para participar do processo de admissão de novos alunos serão feitas por meio eletrônico, no site, exclusivamente no período de 8 a 18 de novembro de 2021.

Projeto EJA do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros já formou mais de mil jovens e adultos no Ceará

Criada no ano 2000, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz atua anualmente formando turmas de jovens e adultos. As matrículas são feitas semestralmente, nos meses de janeiro e julho.
Os interessados devem entrar em contato com o subtenente BM Cavalcante, respondendo pela coordenação do projeto, por meio do telefone (85) 98831-4833, pelo e-mail: cavalcante@cm.cb.ce.gov.br; ou ainda, de forma presencial, na sede do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Raquel de Queiroz, situado na Rua Adriano Martins, 435, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza.