SSPDS recebe visita técnica de comitiva do Exército Brasileiro e da Polícia Federal

12 de novembro de 2021 - 10:46 # # # # # # #

Com o objetivo de conhecer os sistemas e as ferramentas adotadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), uma comitiva integrada pelo Comando Militar do Nordeste e pela Superintendência da Polícia Federal do Ceará realizou uma visita técnica à sede da pasta. O encontro ocorreu na tarde dessa quinta-feira (11), com uma apresentação sobre o funcionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS/CE e do Agilis, tecnologia aplicada ao Sistema de Videomonitoramento e que tem sido fundamental nas ações ostensivas e investigativas.

Durante a reunião realizada na sede da pasta, os militares puderam conhecer o funcionamento da ferramenta de inteligência no combate ao crime e a estrutura da Ciops. A visita é motivada pela integração entre o Exército Brasileitro e as Forças de Segurança do Estado. Durante o encontro, foi apresentado o funcionamento dos núcleos de teleatendimento e de despacho, que são responsáveis pelas ligações recebidas por meio do telefone 190 e o devido encaminhamento das demandas.

Além da apresentação da estrutura da Ciops, a comitiva acompanhou uma demonstração do uso e o funcionamento do sistema Agilis, que cruza informações de bancos de dados com equipamentos de monitoramento atrelados ao uso de inteligência artificial (IA) para o combate ao crime.

“Essa reunião tratou assuntos de interesse da Segurança Pública e de integração. Contamos com militares e também com a participação da Polícia Federal do Ceará e dirigentes das vinculadas da SSPDS. Mais uma ação importante visando uma integração cada vez maior entre os órgãos do Estado e Federais”, destacou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron.

A comitiva contou com as presenças do general do Exército, Richard Fernandez Nunes, comandante militar do Nordeste; do general de divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, comandante da 10ª Região Militar; do superintendente da Polícia Federal do Ceará, Caio Rodrigo Pellim; do coronel José Bezerra de Menezes Neto, assessor de Relações Institucionais da 10ª Região Militar e do coronel Fernando César Costa de Almeida, assistente secretário do comandante militar do Nordeste.

Também participaram da visita, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque; o perito geral da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; e o diretor de Planejamento e Gestão Interna da Aesp, Nartan Andrade.

Tecnologias

Durante o encontro, o general do Exército Brasileiro, Richard Fernandez Nunes, comandante militar do Nordeste e o general de divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, comandante da 10ª Região Militar representaram às Forças Armadas, destacaram sobre a importância dessa integração e ressaltaram a atuação do sistema Agilis.

“Essa visita oficial tem como objetivo fortalecer ainda mais nossa integração. Esse encontro é parte da minha agenda no Ceará, e gostei muito do que vi das ferramentas de inteligência do Estado. Principalmente, a atuação do sistema Agilis, como uma tecnologia capaz de atuar em ações táticas e estratégicas, além de ser uma ferramenta de investigação e voltada também para as ações policiais”, ressaltou o general Richard Fernandez Nunes, comandante militar do Nordeste, sediado em Recife e que responde por oito estados da federação.

“Tivemos a oportunidade de conhecermos o sistema Agilis, uma importante ferramenta no combate às ações criminosas, além fortalecermos ainda mais a integração entre o Exército Brasileito e as Forças de Segurança do Ceará”, frisou o general de divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, comandante da 10ª Região Militar.

Como parte da programação, os integrantes da comitiva conheceram a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS/CE e as ferramentas tecnológicas adotadas pelo Estado do Ceará, como o Registro de Operações Táticas e Ações de Segurança (Rotas), o Big Data Cerebrum, o Portal do Comando Avançado (PCA), o Sistema Consulta Integrada e o Sistema de Informação Policial (SIP).

“É sempre importante reforçarmos essa integração já existente entre as Polícias do Estado, a Polícia Federal e as Forças Armadas, além de conversar e discutir a forma de integrar cada vez mais, e conhecer os equipamentos fundamentais para combater a criminalidade organizada”, disse Caio Rodrigo Pellim, superintendente da Polícia Federal do Ceará.

No final do encontro, o secretário Sandro Caron recebeu a Medalha Institucional do Comando Militar do Nordeste.