Polícia Civil do Ceará esclarece falso desaparecimento e localiza no Piauí homem que forjou o próprio sequestro

29 de outubro de 2021 - 17:49 # # # #

Uma ação rápida e integrada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com o apoio da Polícia Civil do Piauí (PCPI), resultou na localização de um homem de 32 anos que estava como desaparecido, desde o último dia 25, quando saiu para trabalhar no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza. O homem, que simulou seu desaparecimento e passou a extorquir o patrão, foi localizado em Teresina (PI), a cerca de 650 quilômetros da capital cearense.

O trabalho investigativo, desenvolvido pela 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), teve início logo após a companheira do homem registrar um Boletim de Ocorrência sobre o desaparecimento. Com o avanço das apurações, a Divisão Antissequestro (DAS) da PC-CE e o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) da PCPI se integraram ao trabalho policial que resultou na elucidação do caso e na localização do homem.

As investigações apontam que o suspeito simulou o próprio sequestro para exigir uma quantia em dinheiro ao patrão, em Fortaleza. O suspeito trabalhava como motorista em um mercado na capital cearense e sumiu com um veículo e uma quantia em dinheiro.

Conforme depoimento do homem, após realizar uma entrega, ele dirigiu até Quixadá (CE), onde abandonou o veículo. De lá, ele retornou para Fortaleza, onde comprou uma passagem para Teresina, no Piauí. O homem foi localizado após uma troca de informações entre a Polícia cearense e os policiais do Greco/PCPI. Ainda em Teresina, o homem foi ouvido e confessou que pretendia ir para São Paulo. Ele alegou que forjou o sequestro devido dificuldades financeiras.

Após a descoberta de paradeiro, homem retornou ao Ceará, e na tarde de hoje (29), prestou depoimento e demonstrou arrependimento. O inquérito policial instaurado será concluído e o suspeito poderá responder pelos crimes de apropriação indébita e extorsão.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser encaminhadas para o número (85) 3257-4807, do DHPP. Ou também para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.