SSPDS intensifica combate às ações criminosas em Caucaia e captura 32 pessoas em seis dias

6 de agosto de 2021 - 18:04 # # # # # # # # # # # # #

Com uma integração entre policiamento ostensivo, preventivo e inteligência, as Forças de Segurança do Ceará capturaram 32 pessoas entre o sábado (31) e essa quinta-feira (5), na cidade de Caucaia, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. As ofensivas conduzidas por equipes da Polícia Civil e Militar do Ceará são mantidas com o intuito de desarticular grupos criminosos, além de garantir a integridade dos moradores da região. A intensificação dos trabalhos policiais e a repressão das ações criminosas no território é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE).

Conforme o secretário Sandro Caron, titular da SSPDS, as capturas consolidam a estratégia do Estado para a continuidade da redução dos indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), na cidade. “Há uma intensificação das ações operacionais desde a última semana, na cidade de Caucaia. Esse trabalho é realizado pela Polícia Civil e Polícia Militar, com apoio da SSPDS, por meio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e Ciopaer (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas). Como resultado dessa ação operacional, tivemos 32 pessoas capturadas pela prática de crimes naquele município”, reforça.

Somente na última quinta-feira (5), foram realizadas 11 capturas, duas delas com apreensão de arma de fogo e drogas. De acordo com o gestor da SSPDS, as ações serão mantidas por tempo indeterminado. “Esse reforço segue com a máxima intensidade para combater o crime”, completa. Entre as capturas, está a de um adolescente de 16 anos que foi apreendido por suspeita de integrar um grupo criminoso que ameaçava moradores de Caucaia. Ao ser abordado, ele ainda confessou a participação na morte de um homem de 31 anos, morto em junho, no bairro Tabapuazinho. O caso é investigado pelo Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC).

O balanço ainda mostra que, no período entre 31 de julho e 5 de agosto de 2021, foram cumpridos seis mandados de prisão e 20 procedimentos flagranciais, incluindo três capturas por porte ilegal de arma de fogo, oito por roubo e uma por integrar organização criminosa.

Ações ostensivas e preventiva fortalece vínculo entre segurança e comunidade em Caucaia

Polícia Militar do Ceará deflagra Operação Barreira em Caucaia

Cresce apreensão de armas

No mesmo período, compreendido entre 31 de julho e 5 de agosto, foram apreendidas 11 armas de fogo em Caucaia. Comparando com o mesmo período no ano passado, quando foram apreendidas seis armas, a ação das forças de segurança resultou no crescimento de 83,3% de armas apreendidas na cidade, conforme dados fornecidos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Mais prisões

Nesta sexta-feira (6), consolidando o trabalho permanente em Caucaia, uma ação do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da PMCE e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PC-CE, resultou na captura de Jaderson Rocha de Souza (20), com passagens por integrar organização criminosa, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e desobediência. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, ao ser encontrado com 31 pedras de crack. Além disso, o suspeito é investigado pela participação em três homicídios ocorridos entre junho e julho, todos em Caucaia.

Durante a madrugada, uma mulher foi encontrada com dez trouxinhas de cocaína, no bairro Jurema. Ela foi conduzida por policiais militares do Comando Tático Motorizado (Cotam) da PMCE à Delegacia Metropolitana de Caucaia, sendo autuada em flagrante por tráfico de drogas.

Ação permanente

A SSPDS mantém uma atuação prioritária para coibir ações de grupos criminosos em Caucaia. As ofensivas policiais são pautadas com base em análises de manchas criminais, que direcionam pontos estratégicos para a atuação das forças policiais em Caucaia. Além disso, foi reforçado o número de policiais civis que atuam na Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) e de equipes especializadas da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Outro ponto importante é a instalação de uma base móvel da PMCE na localidade de Sítios Novos, com 18 câmeras para reforçar o policiamento.

Recentemente, houve também o aumento das IRSOs (Indenização de Reforço ao Serviço Operacional) visando à ampliação de policiais militares nas ruas. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também está disponível para o policiamento na cidade de Caucaia, em razão da sua grande extensão territorial. Soma-se a isso também o fortalecimento do trabalho de inteligência, com a atuação permanente de equipes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

Somente no primeiro semestre de 2021, foram realizadas 683 capturas tanto por mandados de prisão quanto por flagrante, em Caucaia.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

Para ocorrências que estejam acontecendo no momento, as pessoas devem ligar para o 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. O sigilo e o anonimato são garantidos.