Ações ostensivas e preventivas fortalecem vínculo entre segurança e comunidade em Caucaia

6 de agosto de 2021 - 12:18 # # # # #

Estabelecer um contato aproximado e criar um vínculo entre moradores e as Forças de Segurança. O trabalho preventivo e ostensivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, realizado desde quarta-feira (4), fortalece a proteção de moradores da comunidade de Boqueirão das Araras, na cidade de Caucaia, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

Além da instalação de uma base de policiamento 24 horas, foi realizado um trabalho com apoio de policiais militares especializados em gestão de conflitos, fortalecendo uma experiência em segurança pública transversalizada, com um olhar cuidadoso para famílias em vulnerabilidade. A medida faz parte de um protocolo policial específico gerenciado pelo Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp) da PMCE.

“Tão logo chegou ao conhecimento da Segurança Pública que famílias possivelmente eram coagidas a abandonar suas residências, a Polícia Militar do Ceará iniciou seus protocolos no sentido de estabilizar a ordem pública, fazendo com que os moradores desistissem de abandonar as suas casas”, afirma o major Messias Mendes, comandante do BPEsp/PMCE.

No local, nenhuma ameaça concreta foi identificada. No entanto, as equipes policiais permaneceram no local para garantir a segurança de todos. Além do policiamento, há uma preocupação com as necessidades individuais de cada família, fazendo com que a presença do Estado seja permanente na região.

“É uma ação que envolve a PMCE, por meio de suas forças ordinárias como o BPEsp, BPChoque (Batalhão de Policiamento de Choque), CPRaio (Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas) e Cavalaria. Esses policiais se mobilizam juntamente com a Copol, com a Delegacia Metropolitana de Caucaia e toda a rede de apoio da SPS (Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos), acionada pela secretária executiva Lia Gomes, com equipes multidisciplinares de apoio psicológico, assistência social e atendimento jurídico aos mais vulneráveis. A nossa missão é compreender a situação de cada morador, atraindo um sentimento de comunidade e mostrando a efetividade dessas ações realizadas pelo Estado”, explica o major.

Vínculo

A aproximação humanizada traz resultados. Além da permanência dos moradores, as ações multidisciplinares realizadas em Caucaia, nessa semana, possibilitaram a distribuição de comida para as famílias e até uma comemoração. “A SPS distribuiu alimentação para quem precisa e as famílias estão cada vez mais confiantes no braço do Estado. Ontem, uma situação exitosa e emocionante reuniu os policiais militares, que se uniram e possibilitaram uma festa de aniversário com bolo para uma criança da comunidade. É gratificante ver a felicidade dessas pessoas com o nosso trabalho”, comemora o oficial.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

Para ocorrências que estejam acontecendo no momento, as pessoas devem ligar para o 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. O sigilo e o anonimato são garantidos.