Corpo de Bombeiros evita oito afogamentos e fiscaliza cumprimento do decreto estadual

28 de junho de 2021 - 14:58 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou, durante todo o domingo (27), para evitar aglomerações e afogamentos na região das praias da Leste-Oeste, do Caça e Pesca e na Praia do Futuro, nas Áreas Integradas de Segurança 8 e 10 de Fortaleza. Assim como no Icaraí, Cumbuco e Barra do Cauipe, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 do Ceará.

Os resgates

Na Praia do Futuro, oito resgates foram realizados. Só no posto de guarda-vidas 01 (PGV-01 – Barraca Cuca Legal), os militares resgataram três vítimas em duas ocorrências. O primeiro caso foi um resgate duplo de pai e filho, ambos turistas mineiros com idades de 44 e nove anos. O fato ocorreu por volta das 14h50min. O segundo foi um turista de Santa Catarina, com idade de 29 anos, ocorrido por volta das 14h58min.

Áudio do cabo Antonio Victor Castelo Krichanã da Silva, do posto de guarda-vidas 01, na barraca Cuca Legal.

Enquanto isso, no posto de guarda-vidas 02 (PGV-02 – Barraca Vira Verão), os bombeiros militares resgataram quatro vítimas, em três ocorrências. O primeiro foi o resgate de um turista do Rio de Janeiro, com idade de 23 anos, por volta das 14h28min. O segundo, uma cearense do residente no bairro Parangaba, em Fortaleza, com idade de 28 anos, por volta das 15h30min.

O terceiro resgate, sendo um duplo de duas crianças cearenses do bairro Montese, com idades de 10 e 12 anos, ocorreu por volta das 15h50. O PGV-02 também atuou no caso de uma criança de sete anos de idade, residente no bairro Presidente Kennedy. Ela estava perdida e foi encontrada, por volta das 11h40min. O CBMCE localizou os responsáveis pela criança e a entregou em segurança.

Áudio do soldado Edilson Allef Silva de Oliveira, do posto de guarda-vidas 02, na barraca Vira Verão.

O último resgate ocorreu no posto de guarda-vidas 11 (PGV-11 – Caça e Pesca – Sabiaguaba (motoaquática). Uma criança de 11 anos de idade, residente na Sabiaguaba, foi atravessar o caça e pesca e cansou no meio da travessia. Uma equipe com motoaquática viu e realizou o resgate.

Resumo da operação

Em síntese, o Corpo de Bombeiros evitou oito afogamentos por meio de seis resgates. Atuaram os postos de guarda-vidas 01, 02 e 11 da Praia do Futuro. Foram salvas as vidas de quatro cearenses, dos bairros Montese, Parangaba e Sabiaguaba, além de quatro turistas, sendo dois de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro e um de Santa Catarina. Contudo, o PGV 02 também atuou em uma ocorrência de criança perdida.

Os guarda-vidas de Caucaia não realizaram resgate em ocorrência de afogamento. No entanto, no balanço geral, tanto em Caucaia como em Fortaleza, foram realizadas cerca de 700 prevenções junto aos banhistas.

A 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou 28 guarda-vidas em onze postos, além de quatro quadriciclos, uma viatura 4×4, duas motos aquáticas, junto a uma ambulância tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

Enquanto que a 2ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou 16 guarda-vidas em sete postos, além de dois quadriciclos e duas viaturas 4×4 e uma ambulância tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

Prevenção

Tanto em Caucaia como em Fortaleza, os bombeiros tiveram que atuar na prevenção, reforçando o cumprimento do decreto estadual contra a Covid-19. Durante a tarde, os bombeiros tiveram o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para que a praia fosse liberada, evitando aglomerações e reduzindo o número de banhistas.

Atenção redobrada

O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas sobre os cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar. Procure orientação dos guarda-vidas que ficam de prontidão nos postos da orla marítima para que eles possam informar quais os melhores locais para o banho em segurança e evitar áreas com correntezas. Os responsáveis pelas crianças devem redobrar a atenção e não deixar que estas entrem no mar sem a supervisão de um adulto.

Se for consumir bebida alcoólica, os bombeiros recomendam que o banhista não entre no mar, já que a bebida altera a percepção e a capacidade de discernimento das situações. Em todas as ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente. Mesmo que o banhista saiba nadar, ele pode correr risco de se encontrar na mesma situação da vítima de afogamento. Então, procure os guarda-vidas dos Bombeiros nas praias ou ligue para o número 193.