PMs cearenses ministram curso de inteligência no Piauí com foco no combate aos crimes contra instituições financeiras

21 de junho de 2021 - 14:38 # # # # #

Exportando conhecimento e expertise das Forças de Segurança do Ceará no combate às ações criminosas contra as instituições financeiras. Assim foram as instruções ministradas por policiais militares cearenses durante o II Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Piauí (PMPI), durante sexta-feira (18) e sábado (19).

Atualmente, o Estado do Ceará, por meio de um trabalho conjunto que envolve as Polícias Civil e Militar, está com 40% de redução nesse tipo de crime. Durante os cinco meses de 2020 foram cinco casos. Já neste ano foram três. Em janeiro, março e abril de 2021, a SSPDS não registrou nenhuma ocorrência em todos os 184 municípios cearenses.

Entre as centenas de profissionais de segurança que atuam contra essa modalidade criminosa no Estado estão o tenente-coronel da PMCE, Cleber Mesquita; e o soldado PMCE, Derek dos Santos. Ao todo, foram 19 policiais militares de oito estados brasileiros (Acre, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina), que assistiram ao módulo Inteligência Policial, conduzido por eles.

O tenente-coronel Cleber Mesquita explica a abordagem do curso. “Nós fomos convidados para fazer parte da equipe de instrução para falar dos assaltos contra instituições financeiras, bancos, carros-fortes e base de valores. Haja vista, principalmente na época em que atuamos no Comando Tático Rural (Cotar) e na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, onde nós tivemos a oportunidade de participar de algumas operações desse tipo. Inclusive, em muitas dessas operações, nós tivemos o apoio da Polícia Federal, tendo o delegado Samuel Elânio, que é nosso secretário executivo da SSPDS, à frente”, destacou.

O oficial da PMCE, que atuou desde 2011 no Comando Tático Rural (Cotar), foi dos anos de 2017 a 2018, comandante do policiamento especializado. Depois, até o ano de 2021, ele esteve na Coin, no comando da Companhia de Operações de Divisas (COD), até chegar ao subcomando do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da PMCE.

“Além de falar de alguns quadrilheiros de maior relevância que atuam no Nordeste também fizemos um pouco de análise de casos, relatamos como se desdobraram, da parte de coleta de informações para se chegar até os indivíduos e um pouco de como foi a ocorrência em si e o seu planejamento”, finalizou.

O II Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Piauí teve sua aula inaugural no dia 16 de abril, com carga horária total de 1.100 horas/aula.