Novos oficiais do Corpo de Bombeiros participam de curso remoto contra incêndios

15 de junho de 2021 - 11:49 # # #

Os novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participaram de uma capacitação na modalidade remota, na manhã dessa segunda-feira (14), com uma aula inaugural do Curso de Análise de Projetos em Segurança Contra Incêndio e Pânico (CAPSCIP). Com duração de quatro semanas, a capacitação conta com a participação de 49 novos tenentes que atuarão no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) desenvolvendo atividades de analista de projetos de segurança contra incêndio, vistorias das medidas de segurança, pânico instaladas nas edificações e áreas de risco sediadas no Estado.

“A ideia é capacitar os profissionais para que possam logo no início de suas carreiras entender a importância técnica e operacional do Cepi dentro da corporação. Tendo em vista, que o bom resultado nas ações de combate a incêndios passa pelas ações de fiscalizações nos sistemas preventivos das empresas”, explica o coronel Ronaldo Roque, comandante-geral do CBMCE.

O curso conta com uma carga horária de 162 horas de treinamento na modalidade virtual, onde os novos tenentes conhecerão as normas técnicas do Corpo de Bombeiros do Ceará e suas aplicações. No período da capacitação, os oficiais terão aulas sobre segurança contra incêndio; gestão e medidas de segurança contra incêndio; armazenamento e instalações de risco; ocupações e usos especiais; leitura de projetos de segurança contra incêndio; prática de vistorias técnicas; prática de análise de projetos e outros conhecimentos importantes para o fortalecimento das atividades técnicas dos bombeiros.

Além de terem acesso a todos os sistemas de segurança contra sinistros, como o sistema de proteção contra descargas atmosféricas, detecção de fumaça, sistema de Sprinklers, sistema de alarme, gás liquefeito de petróleo, saídas de emergência, compartimentação de edificações, também serão orientados sobre aplicação de notificações, multas, auto de infração e interdição de estabelecimentos.

Segundo a Lei Nº 13.556, de 29 de dezembro de 2004, DOE nº 247, 30 de dezembro de 2004, compete ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) o estudo, o planejamento e a fiscalização das exigências que disciplinam a segurança e a proteção contra incêndios nas edificações e nas áreas de risco no âmbito do Estado.

“Durante 30 dias, os novos oficiais terão atividades voltadas para o setor técnico da corporação. Eles também irão aprender como utilizar a ferramenta de segurança e proteção à vida”, ressalta Ronaldo Roque.

Certificação digital

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do CBMCE disponibiliza à população cearense um processo de recepção, análise e emissão do certificado de conformidade digital. Com isso, a corporação ingressou no grupo dos corpos de bombeiros do país, que eliminaram a necessidade de papéis físicos, garantindo a emissão de documentos de maneira digital contribuindo para o meio ambiente.

“Isso proporciona uma série de vantagens, que vão desde o ganho de tempo e comodidade, proporcionando maior agilidade no fluxo dos processos e a segurança na informação, até a contribuição para o meio ambiente, com a supressão dos meios físicos que outrora acabavam sendo jogadas no lixo eventualmente”, pontua o comandante-geral do CBMCE.

A novidade abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT) e o as pranchas do projeto de segurança contra incêndio propriamente falando. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/

Cepi

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do CBMCE é o órgão de execução programada responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso.

Desde 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Cepi, por meio do Decreto 32.978. Em 2020, entre vistorias e análises de projetos, foram 102,269 mil processos atendidos pelo Cepi, representando uma área aproximada de 56,5 milhões de metros quadrados. Desse total, 18.191 foram atendimentos on-line. Esse número é quase cinco vezes maior do que o registrado há oito anos, e a expectativa para os próximos anos é ampliar com a descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais do Corpo de Bombeiros do Ceará.