Chefe de organização criminosa é preso após ser identificado por reconhecimento facial

30 de abril de 2021 - 17:48 # # # # #

Em diligências para elucidar crimes no Conjunto Residencial José Euclides Ferreira Gomes, no bairro Jangurussu, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu um mandado de prisão contra José Ildemar Bezerra Moreira Júnior (32), apontado como chefe de uma organização criminosa. Na abordagem, o homem apresentou documentação falsa na tentativa de enganar os policiais, mas foi identificado pela ferramenta de reconhecimento facial presente no aplicativo Portal de Comando Avançado (PCA), desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com as apurações policiais, a abordagem aconteceu na quarta-feira, 28 de abril. José Ildemar apresentou atitude suspeita ao perceber a aproximação de uma viatura e retornou para um dos blocos do condomínio. Os policiais civis seguiram o homem até o quarto andar do prédio. Na abordagem, ele apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Após um trabalho de inteligência com a utilização da ferramenta de reconhecimento facial, disponível no PCA da SSPDS, foi constatado que na verdade o homem se tratava de um chefe de uma organização criminosa, investigado pela prática de crimes na região do Jangurussu. Com o homem, os policiais civis apreenderam um cordão, um relógio, um anel e dois celulares.

Ildemar, que responde por receptação, porte ilegal de arma de fogo, roubo de veículo, crime contra a fé pública e crime contra a administração pública, assumiu que andava com o documento falso, com a finalidade de fugir de abordagens policiais. Após prestar depoimento e ser autuado pelo crime de documento falso, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Denúncias

A Polícia Civil ressalta a importância de a população contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 98865-2158, que é o WhatsApp do 30° DP, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Reconhecimento facial

Ferramenta desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), o reconhecimento facial já é utilizado pelos profissionais da segurança pública cearense há mais de um ano. Ele faz parte de uma das funcionalidades do aplicativo Portal de Comando Avançado (PCA), de uso exclusivo das forças de segurança do Estado.

A função de reconhecimento facial realiza o cruzamento de fotos tiradas pelos agentes ou baixadas no celular com uma base contendo mais de 8 milhões de perfis cadastrados no Estado. O Ceará é um dos pioneiros do Brasil a utilizar a pesquisa por reconhecimento facial a partir de um aplicativo de celular, o PCA, que pode ser baixado diretamente no dispositivo do profissional da segurança pública do Ceará.