Secretário executivo da SSPDS apresenta ações do Ceará alinhadas ao Programa Vigia do MSJP

29 de abril de 2021 - 15:34 # # # # # # # # # # #

O Estado do Ceará integrou a lista de 15 estados que apresentaram, na manhã desta quinta-feira (29), a operacionalização das diretrizes do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Seopi/MJSP) em território cearense. A apresentação foi realizada pelo secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, em videochamada.

O Vigia, como já divulgado antes pela pasta, é um programa federal que vem para somar às ações já existentes nas divisas do Ceará com outros estados e que são capitaneadas pelas Polícias Civil e Militar. “Em nível de Secretaria da Segurança Pública do Ceará, nós citamos o trabalho do Gabinete de Gestão Integrada Estadual, que já vem atuando conforme as diretrizes determinadas e orientadas pelo programa Vigia, que está em fase de concretização “, destacou Elânio.

É importante ressaltar que só as forças de segurança cearenses, a partir de investimentos em aparatos, estratégias e inteligências coordenadas pela própria SSPDS/CE, registraram um recorde nas apreensões de drogas de 2020. Durante os doze meses do ano passado, 8,3 toneladas de entorpecentes foram apreendidas, com um aumento de 67%. Em 2019, esse quantitativo foi de pouco mais de cinco toneladas. Dessa forma, o programa vem para fortalecer aquilo que o Estado já promove em todo o seu território.

Tratativas

As tratativas para a aplicação do programa Vigia já ocorrem desde o dia 12 de janeiro último, quando representantes do Governo Federal vieram até a sede da SSPDS/CE, em Fortaleza, para a apresentação do programa, bem como para a realização de um intercâmbio de conhecimento entre o trabalho realizado pelos gestores. À época, tanto o secretário da SSPDS, Sandro Caron, quanto o secretário da Seopi/MJSP, Jeferson Lisbôa, estiveram no encontro.

O secretário executivo da pasta cearense reforça que, embora o convênio ainda esteja em andamento, a Secretaria da Segurança e suas vinculadas já vêm atuando com ações alinhadas às propostas do programa Vigia. “Nós já vínhamos atuando conforme as determinações, com reforços nas divisas do Estado, na própria Região Metropolitana da Capital e englobando o tempo todo as 22 Áreas Integradas de Segurança do Ceará. Agora aguardaremos essa concretização para recebermos recursos, equipamentos e cursos que incrementarão ainda mais a atuação da operação Apostos e Cerco Fechado, que vêm sendo realizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS”, pontuou.

Com início em 2019, o Vigia conta com a participação de 15 Estados, sendo eles: Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Ceará (CE), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Pará (PA), Paraná (PR), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC) e Tocantins (TO).

Forças de Segurança do CE passam a integrar programa de combate ao crime em divisas