O quarto “homem” da Polícia Militar

22 de abril de 2021 - 19:14 # # # # #

Diariamente equipes da Companhia de Policiamento de Cães (CPCães) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) saem em suas viaturas para o patrulhamento em Fortaleza e Região Metropolitana. Cada uma dessas viaturas conta, além dos três militares, com a presença indispensável do quarto “homem”, o cão, utilizado nas mais diversas operações empregadas por essa unidade especializada. A tenente Thaisse Freitas Gabriel explica que os animais são empregados no policiamento ostensivo, garantido a segurança junto com os demais homens do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). “Temos também o emprego dos cães na detecção de substâncias, envolvendo a questão do entorpecente, das drogas e na detecção de explosivos”, destacou.

A Companhia de Policiamento com Cães conta atualmente com 48 cães adultos empregados nas mais diversas missões. A tenente Thaisse detalha que do total de cachorros, 12 animais foram treinados para detecção de substâncias, desde entorpecentes a explosivos. “Nossos cães atuam também nas modalidades de busca e captura. Atualmente contamos com um cão em formação e estamos no processo de aquisição de mais quatro cães para serem empregados na detecção de substâncias ilícitas. Serão três de detecção de entorpecentes e um para farejar explosivos e agir nas mais variadas missões”, acrescentou.

O CPCães trabalha com as raças pastor belga de Malinois, rottweiler, pastor alemão, golden retriever e border collie. O treinamento dos cães dura cerca de dois anos, para que eles possam estar aptos para as operações de patrulhamento ostensivo e detecção de entorpecentes. Muitos dos cães adquiridos pelo CPCães já vem treinados, restando a Companhia realizar um treinamento contínuo de manutenção, a fim de que eles não percam o reflexo.

Leia mais:

Arma e drogas são encontradas em ação da PMCE com apoio de cães farejadores no Bonsucesso

De acordo com o departamento de estatísticas do CPCães, em 2020 o trabalho de patrulhamento com os cães em Fortaleza e Região Metropolitana da Capital resultou na apreensão de 17 revólveres, cinco pistolas, quatro espingardas calibre 12 e 102 munições. Já em relação a entorpecentes, com o auxílio da detecção dos cães, foram apreendidos cinco quilos e 800 gramas de maconha, 110 trouxinhas, 76 papelotes e 21 balas de maconha. De cocaína, o contabilizado foi um quilo e 369 gramas, 52 trouxinhas, 72 papelotes, 12 pinos e uma bala. Já de crack, os animais do CPCães ajudaram a aprender um quilo e 512 gramas e 205 pedras de crack.

Além das ações voltadas para missões policiais, a tenente Thaisse informa que o Canil da PM conta também com a modalidade de cinoterapia. “Os cães mais dóceis são empregados no apoio ao tratamento de crianças autistas e também no ‘show dog’, que são apresentações dos nossos cães em escolas, em projetos sociais e em apresentações ao público geral e na nossa instituição, quando solicitados”.

Acompanhe o especial Abril Laranja: