Polícia Civil captura suspeito de integrar organização criminosa que planejava atacar rivais em Pacajus

20 de março de 2021 - 11:18 # # # # # #

Uma ação conjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) com a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizada na manhã deste sábado (20), resultou na prisão de um homem apontado como chefe de um grupo criminoso com atuação nos municípios de Pacajus e Chorozinho, ambos na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13), na Região Metropolitana de Fortaleza. As investigações identificaram que o suspeito planejava atacar integrantes de outro grupo criminoso visando a expansão territorial para o tráfico de drogas na região.

Francisco André Alves da Silva, de 22 anos, mais conhecido como “Diretor”, que já responde quatro procedimentos policiais por homicídio e um por tráfico de drogas, foi capturado em uma residência no bairro Cidade dos Funcionários, AIS 07 de Fortaleza. Contra ele existia um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio. No momento da abordagem ele não resistiu a prisão. Com ele, os policiais apreenderam quatro aparelhos celulares que servirão de subsídio para as investigações em andamento. O homem foi levado para a sede da Delegacia Metropolitana de Pacajus onde será ouvido e, posteriormente, transferido para uma unidade penitenciária do Estado.

Investigações

O trabalho investigativo apontou que “Diretor”, que antes chefiava um coletivo criminoso atuante em Chorozinho, assumiu o esquema ilícito também em Pacajus. O fato ocorreu após, em outra ação integrada da PCCE e da Coin, os policiais capturarem Jeronimo Oliveira da Silva Neto (23), o “Jerominho”, que já responde por porte ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu no último dia 11, no bairro Aerolândia (AIS 07). Com a queda do comparsa, o homem passou a chefiar o coletivo criminoso em Pacajus.

Os policiais civis identificaram ainda que o preso planejava uma série de ataques a integrantes de outro grupo criminoso visando a expansão territorial para o tráfico de drogas, visto as últimas operações policiais na região, que resultaram nas apreensões de armas que seriam do grupo rival. Porém, a Polícia impediu que novos crimes fossem ordenados e cometidos por ele.

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no no Estado.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ou para o telefone (85) 3348-4591, da Delegacia Metropolitana de Pacajus. O sigilo e o anonimato são garantidos.