Cinco homens armados são presos pela PMCE com apoio do videomonitoramento da SSPDS

9 de março de 2021 - 11:22 # # # #

Cinco homens foram presos e três armas de fogo foram apreendidas, na madrugada desta terça-feira (9), no bairro Farias Brito, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4). As capturas ocorreram após um rápido trabalho que contou com o apoio dos operadores do Núcleo de Videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que visualizaram a movimentação suspeita e acionaram as viaturas da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O flagrante foi realizado no 34° Distrito Policial (DP), unidade plantonista que atende à região.

Logo após serem informados sobre a ocorrência registrada em uma das principais avenidas do bairro, os policiais militares lotados na 3ª e 2ª Companhias do 5° Batalhão rapidamente se dirigiram ao local onde o grupo, que estava dividido em motocicletas e em um carro, tentou empreender fuga. De acordo com dados preliminares colhidos pelos PMs, os suspeitos estavam na região para matarem desafetos oriundos de uma organização criminosa rival. Após perseguição, uma das composições abordou uma motocicleta com dois indivíduos que estavam de balaclavas.

Com eles, foi encontrada uma espingarda calibre 12 de fabricação artesanal com uma munição deflagrada. Pedro Henrique Severino dos Santos, 18 anos, e Breno Souza de Abreu, 19, foram presos em flagrante. Ao verificarem os antecedentes criminais da dupla, os policiais constataram que Breno já responde a um inquérito policial por tráfico de drogas. Já Pedro, quando adolescente, respondeu a 17 atos infracionais análogos aos crimes de roubos consumados e tentados, contravenção penal, furto, dano, lesão corporal dolosa e crime contra a administração pública.

As demais equipes abordaram o veículo de modelo Chevrolet Ônix, onde estavam três suspeitos. Um deles chegou a trocar tiros com os policiais e foi atingido. Antony Cristopher Freitas de Sousa, 32, que possui três passagens pela Polícia por tráfico de drogas e duas por associação para o tráfico, foi socorrido.

Os outros foram identificados como André de Sousa Cruz Júnior, 28 anos; e Gabriel Thalison Xavier Cavalcante de Oliveira, 18. Foram apreendidas ainda uma submetralhadora calibre .40, um revólver calibre 38 e 13 munições de calibres 38 e .40. André já responde por roubo e por ameaça no contexto de violência doméstica. Gabriel respondeu quando adolescente a seis atos infracionais análogos aos crimes de roubos consumados e tentado, tráfico de drogas e receptação.

Uma segunda moto foi abandonada na região e apreendida pelos policiais militares. Todo o material foi levado ao 34° Distrito Policial, onde os suspeitos foram autuados por crimes como posse irregular de arma de fogo, receptação, integrar organização criminosa e por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A Polícia Civil investiga o envolvimento dos homens em outros crimes.