Supesp da SSPDS realiza ciclo de palestras em celebração ao Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2021 - 18:04 # # # #

Iniciando a semana de celebração do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), iniciou nesta segunda-feira (8) um ciclo de palestras com a temática voltada para valorização da mulher no sistema de segurança pública do Estado. Além de hoje, a iniciativa se estende durante esta semana nos dias 10 e 11 de março. Temas como a saúde mental, nutrição e a importância das Delegacias de Defesa da Mulher foram amplamente discutidos no primeiro dia do evento que foi transmitido de forma on-line.

A importância da mulher no cenário da segurança pública do Estado é algo notório. Com grandes ações e ocupando cargos de liderança, a atuação feminina se torna cada dia mais evidente. Diante disto, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública iniciou na manhã de hoje, um ciclo de transmissões on-line abordando essa temática. A abertura contou com a participação do superintendente da Supesp, José Helano Matos Nogueira; da diretora de Pesquisa e Avaliações de Segurança Pública, perita criminal Manuela Cândido; e da delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, Danielle Mendonça.

Entre os assuntos abordados da live de abertura, o assunto central foi a atuação das Delegacias de Defesa da Mulher e a relação com o trabalho pericial. A mediadora do evento, Manuela Cândido, comentou sobre o encontro. “Esse ciclo de palestras é o primeiro encontro que teremos voltado para o tema, quando abordamos a valorização da mulher no nosso meio e também a importância da prova pericial no contexto da violência contra a mulher, com a delegada Danielle Mendonça”, ressaltou.

O superintendente Helano Matos também comentou sobre como foi participar da abertura do evento. “Fico muito feliz em participar de um evento como este. Aqui no nosso setor temos quase metade do nosso quadro de colabores sendo formado por mulheres. É importante esse viés feminino no quadro da segurança pública, porque de fato faz um diferencial bastante considerável. Reuniões e palestras como essas são bastante benéficas para o nosso trabalho”, ressalta.

Como convidada do evento, a delegada Danielle Mendonça abordou quais as atribuições das Delegacias de Defesa da Mulher, reforçou sobre o auxílio da perícia criminal na resolução de crimes, assim como a diferença entre violência doméstica, a violência familiar e a violência de gênero. “Palestras que abordam nosso bem-estar como mulher e como ser humano são muito importantes, até porque nossa vida vai para além da situação profissional. Agradeço muito por estar fazendo parte deste time e deste encontro. Foi bastante proveitoso”, revela a delegada.

Assista ao vídeo no canal da SSPDS no Youtube:

Ciclo de palestras : Atuação das delegacias de defesa da mulher e a relação com o trabalho pericial

Segunda palestra

O encontro seguiu durante a tarde, com a auxiliar de perícia da Pefoce, Amanda Queiroz. A palestra teve como tema os hábitos comportamentais e os relacionamentos pessoais. Visando as relações pessoais e como elas influenciam no ambiente profissional, a Amanda comentou sobre o que foi debatido na reunião. “Precisamos de eventos como este. O que é que está se repetindo na minha vida? O que não está dando certo e o que está me prejudicando? Precisamos de um autoconhecimento para realizar mudanças que só trarão pontos positivos para nossa jornada de vida. A mudança tem que partir da gente e de cada um. Isso é fundamental para a mudança ocorrer”, finaliza.

O evento segue durante a semana, tendo sua próxima edição na quarta-feira (10), com a convidada Germana Belchior, que abordará a importância da participação feminina no serviço público. Finalizando o cronograma de transmissões, a nutricionista Anna Gonçalves apresentará quais os impactos da nutrição no dia a dia de trabalho e quais os resultados nas atividades diárias.

Ciclo de palestras : Hábitos comportamentais e relacionamento: o que te move?