Bombeiros debelam incêndio em residência no município de Sobral

16 de dezembro de 2020 - 17:25 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de equipes 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ª Cia/3º BBM), debelou um incêndio, na tarde dessa terça-feira (15), em uma residência no município de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). Segundo informações repassadas por populares, as chamas foram provocadas por um vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Não houve vítimas, apenas danos materiais.

Segundo militares que atenderam a ocorrência, as chamas atingiram somente a cozinha do local, sendo debelado pela guarnição em poucos minutos. A equipe que atendeu a ocorrência foi composta pelo tenente Azevedo, os subtenentes Frota e Lúcio, e os soldados Maurício e Luís. A composição atuou na viatura Auto Bomba Tanque 45 (ABT 45). Os militares confirmaram que alguns aparelhos eletrônicos foram consumidos pelas chamas, como um freezer, uma geladeira, um fogão, um aparelho receptor de TV, além de um armário.

O Corpo de Bombeiros do Ceará, por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi), sugere dicas de prevenção de acidentes domésticos com o gás de cozinha. O Gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como “gás de cozinha”, é derivado de petróleo, produto perigoso e muito inflamável, composto basicamente de propano e butano e regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Incolor, inodoro, não é tóxico, não é corrosivo, não é poluente (na sua queima), alto poder calorífico, sob pressão se liquefaz e é mais denso que o ar. Por ser inodoro, foi acrescentada uma substância orgânica (mercaptana) que produz um odor característico, para ser detectado em caso de vazamento. O botijão de gás de cozinha possui capacidade de 13 kg de gás, também denominado de P 13, usado basicamente para cozinhar. Clique aqui e leia um pouco mais sobre prevenção em acidentes domésticos com o gás de cozinha.