Secretário Sandro Caron visita batalhões da PMCE na Capital e dialoga com policiais militares

22 de outubro de 2020 - 17:53 # # # # # # #

Seguindo com o cronograma de visitas institucionais e reforçando o diálogo com os servidores, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, visitou quatro batalhões da Polícia Militar do Ceará (PMCE), nesta quinta-feira (22). Com a iniciativa que começou pela manhã e durou até o final da tarde, o gestor esteve nos locais com a presença do comandante geral da PMCE, coronel Márcio de Oliveira. O gestor da pasta reforçou que com a medida visa conhecer a realidade dos profissionais de segurança do Estado.

“O objetivo das visitas é conhecer a verdadeira realidade das unidades da Polícia Militar no Ceará. Procurando, assim, identificar tudo aquilo que pode ser melhorado e que pode ser buscado em termos de apoio. Então, eu tenho essa linha de gestão, que é a de conhecer a realidade dos profissionais que estão atuando na linha de frente no combate ao crime e, através da Secretaria, sempre buscar as melhores condições de trabalho bem como o que há de melhor para que o rendimento seja também cada vez melhor”, revelou.

Em sua fala, o comandante geral da PMCE salientou a importância da cooperação como instituição vinculada à Secretaria da Segurança, reforçando o diálogo entre gestores, comandantes e policiais. “Além de conhecer as estruturas e quais deficiências existem, o intuito é que ele (o secretário) passe a conhecer sobre os processos de policiamento que cada unidade desempenha, ouvindo os policiais militares e os comandantes, valorizando ainda mais o policial, contribuindo assim para a melhoria do desempenho das atividades ostensivas e operacionais”, frisou.

A primeira visita foi no 19° Batalhão da Polícia Militar, situado na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. A sede da unidade está situada na comunidade do Tancredo Neves. O comandante do batalhão, tenente-coronel Marcelo Abreu comentou sobre a importância dessa proximidade existente entre gestores e tropa.

“Muito importante essa visita do nosso secretário e do nosso comandante geral da PM para conhecer as instalações in loco do nosso 19° Batalhão da PMCE, localizado dentro da comunidade do Tancredo Neves. É um quartel novo, que foi inaugurado há pouco mais de dois anos, após passar por uma reforma estrutural. Então, é uma unidade que serve como referência e que possui um dos maiores efetivos da Capital. Essa visita realmente nos deixa muito contentes, porque temos a oportunidade de mostrar a realidade do nosso dia a dia”, disse o oficial.

Após conhecer o 19° BPM, Sandro Caron seguiu até o bairro Cambeba, em Fortaleza, onde pôde conhecer a estrutura do Regimento de Polícia Montada (RPMont), a Cavalaria da Polícia Militar. O secretário e o comandante geral foram acompanhados pelo comandante da unidade, o tenente coronel Níbio Araújo.

O trabalho ostensivo realizado pelos policiais militares especializados e os cavalos que compõe o regimento, bem como os projetos sociais desenvolvidos pela unidade, foram apresentados ao secretário Caron. A Cavalaria da PMCE possui 181 anos de existência, com atuações focadas na prevenção e na ostensividade. O RPMont realiza o policiamento em áreas onde habitualmente outras modalidades possuem mais dificuldade, como é o caso de praias, dunas, regiões próximas a mangues, vielas e ruas estreitas.

“É uma oportunidades de nos apresentarmos ao nosso novo secretário, que assume agora esse grande desafio no nosso Estado, além de ter um momento de verificar as nossas demandas e anseios, bem como mostrar as características e vantagens que são peculiares ao RPMont. A Cavalaria vem há muitos anos prestando um serviço de qualidade à sociedade cearense, tanto em nível de policiamento quanto aos projetos sociais que aqui temos, como equoterapia, cavaleiros do futuro e também as instruções de equitação”, revelou o tenente coronel Níbio.

As duas outras visitas foram ao 20° Batalhão da Polícia Militar, no bairro Pirambu; e ao Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), no bairro São Gerardo. Este último foi fundado pelo coronel Márcio de Oliveira, que foi comandante dos raianos antes de ser empossado como oficial máximo da PMCE. A previsão é que nos próximos dias, Sandro Caron permaneça realizando visitas às unidades pertencentes às instituições vinculadas à SSPDS na Capital e no Interior do Estado.