SSPDS participa de evento que visa melhorias para auxiliar políticas públicas nos Estados

21 de outubro de 2020 - 18:30 # # # # # # #

Com o objetivo de fortalecer o vínculo entre as secretarias estaduais de Segurança Pública do Nordeste, foi iniciado na manhã dessa terça-feira (20), a 2° edição do “Senasp Itinerante”. O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), acontece em Natal (RN). O secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Paulo Sérgio Braga, e membros das vinculadas da pasta representaram o Estado do Ceará no encontro.

A iniciativa, que ocorre no Centro de Convenções de Natal, está na sua 2° edição e visa o fortalecimento da integração entre os estados, além de dar oportunidade para que os representantes possam falar sobre as demandas de suas regiões, sempre levando em consideração a realidade e a complexidade de cada unidade da federação. De acordo com o secretário executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga Ferreira, o Senasp Itinerante é uma oportunidade para discutir assuntos e demandas comuns às secretarias.

“Esse evento é muito importante para que haja uma aproximação entre os estados e, dessa forma, podermos estreitar o vínculo. Assim, fica mais fácil executar um trabalho de forma integrada. Tivemos a oportunidade de discutir alguns assuntos de âmbito interno e também algumas câmaras temáticas como apresentação de ferramentas e o uso de tecnologia, além de solicitarmos mais apoio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), voltado para o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)”, destacou Paulo Sérgio.

Além da presença do secretário executivo da SSPDS do Ceará, a cerimônia, contou com a presença do coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); do subcomandante Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel PM de Paula; do coordenador da Assessoria de Polícia Comunitária (APCOM) da PMCE, capitão Messias Mendes, do perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Macedo, e do coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, Vanderlan Carvalho; além do vice-governador do Rio Grande Norte, Antenor Roberto; de membros da Segurança Pública do RN e do secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Paim, entre outros gestores.

Conforme o secretário nacional, o Senasp Itinerante é uma oportunidade para que sejam apresentadas melhorias voltadas para segurança pública dos estados e, dessa forma, haja troca de informações e boas práticas entre os estados. “Buscamos aqui informações estratégicas para subsidiar o planejamento da nossa pasta. Trouxemos nosso time de diretores e técnicos para que possam, dentro das câmaras temáticas, conversar com os secretários e apresentar ferramentas importantes que nós dispomos na Senasp, ferramentas gratuitas que podem contribuir com todos os estados”, frisou Carlos Renato Paim.