Vinculadas da SSPDS e forças amigas encerram festa com cerca de 400 pessoas em Caucaia

18 de outubro de 2020 - 12:28 # # # # # # # # # # #

Uma festa que estava sendo realizada descumprindo o decreto estadual de enfrentamento à Covid-19 foi encerrada, na noite desse sábado (17), durante um trabalho em conjunto das forças de segurança do Estado e órgãos municipais e estaduais em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Ceará. A ofensiva fez parte das ações integradas de fiscalizações na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O balanço final da operação, que foi organizada pela Coordenadoria integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, foi de 80 abordagens, 10 eventos encerrados, dois autos de infração e seis autos de notificação, somente durante a noite de ontem (17) e madrugada de hoje (18). A ação coordenada aconteceu também na quinta-feira (15) e sexta-feira (16) passadas.

As equipes do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Caucaia participavam da ação conjunta, quando foram informados acerca de um evento com mais de 400 pessoas sendo realizado no bairro Parque Albano. Imediatamente, diligências foram realizadas até o endereço indicado. Conforme levantamentos policiais, os militares do 12° BPM já haviam alertado o proprietário do local sobre a importância do cumprimento do Decreto Estadual.

Ainda conforme os agentes que atenderam a ocorrência, o imóvel não possuía alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE) e, também, não possuía certificados de aprovação de projeto e conformidade do CBMCE. Diante disso, a edificação foi notificada e interditada para a realização de eventos.

O responsável pela estrutura, foi conduzido para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foi autuado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) no artigo 268 do Código Penal Brasileiro por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Outras ações

Ainda durante os trabalhos de fiscalização às práticas que desrespeitam o decreto estadual contra a Covid-19 e ações de poluição sonora na Capital, 10 eventos foram encerrados. A ação integrada resultou também em 80 abordagens, duas caixas de som conhecidas como “paredões” apreendidas, 20 autos de infrações a motoristas registrados, seis autos de notificação e uma multa com um veículo removido.

Já no bairro Maraponga (AIS 9) de Fortaleza, um homem foi conduzido para o 32° Distrito Policial (DP) após uma abordagem de policiais militares do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA). De acordo com os PMs que atenderam a ocorrência, eles estavam realizando ofensivas de fiscalização na região, quando em um estabelecimento comercial, um indivíduo desacatou os profissionais da segurança. Na delegacia, um TCO por desacato foi registrado contra ele.

Efetivo

Na noite de ontem (17), a operação mobilizou 81 agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também participaram agentes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), além de equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Os agentes contaram com 23 viaturas, dois carros de reboques, uma trinca de motos da PMCE, um caminhão-baú e uma ambulância do CBMCE.

SSPDS e órgãos municipais e estaduais reforçam blitzes de fiscalização na Capital

SSPDS reforça abordagens em bairros da Capital durante operação com forças amigas