SSPDS reforça abordagens em bairros da Capital durante operação com forças amigas

16 de outubro de 2020 - 17:56 # # # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reuniu diversos órgãos estaduais e municipais para reforçar e fiscalizar as medidas de enfrentamento contra a Covid-19 previstas nos decretos governamentais e municipais. Na noite dessa quinta-feira (15) e início da madrugada desta sexta-feira (16), as forças amigas percorreram diversos bairros da Capital em ações simultâneas. No balanço final da operação, que também atendeu casos de perturbação de sossego alheio, foram realizados 35 autos de infrações a motoristas, três notificações a estabelecimentos irregulares, oito multas de trânsito, além das apreensões de um “paredão” e o recolhimento de veículos.

Conduzidos pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, os trabalhos da operação também tiveram como alvo o combate aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) na região do bairro Bom Jardim. Diversas saturações foram realizadas com apoio de policiais militares do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Um mandado de prisão civil em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia foi cumprido contra um homem. Ele foi apresentado no 32º Distrito Policial, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Houve ainda blitze de fiscalização para a realização de abordagens a motoristas e passageiros de veículos de aplicativos, motocicletas e automóveis particulares, bem como a pedestres. O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) lavrou 35 infrações e apreendeu sete veículos que foram encontrados com irregularidades. Já a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) contabilizou oito multas relativas a estacionamento irregular e desrespeito ao bloqueio montado durante a operação.

O comboio das forças amigas atendeu ainda a diversas denúncias encaminhadas para o 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. Durante o monitoramento noturno da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), quatro estabelecimentos comerciais foram flagrados descumprindo os decretos estadual e municipal de enfrentamento à Covid-19. Uma lanchonete foi autuada, e dois bares e um posto de combustíveis foram notificados. As ocorrências aconteceram nos bairros Pici, Cajazeiras, Cidade dos Funcionários e Parque Manibura. Um bar no Montese também foi autuado por obstruir o espaço público com mesas e cadeiras.

A operação de combate à poluição sonora resultou na apreensão de um equipamento sonoro, conhecido como “paredão”, no bairro Cajazeiras, e na autuação de dois postos de combustíveis. O Corpo de Bombeiros Militar, por sua vez, notificou três estabelecimentos comerciais em razão de ausência de Certificado de Conformidade, documento que confirma a disponibilidade de equipamentos de segurança contra incêndio e pânico nas edificações no Estado. O procedimento foi lavrado pelo Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndios (Cepi) do CBMCE.

Efetivo

Ao todo, a operação mobilizou 90 agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também participaram agentes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Força-tarefa intensifica fiscalizações a estabelecimentos e dispersa aglomerações em Fortaleza

Três armas de fogo e munições foram apreendidas e 12 veículos recolhidos durante operação integrada na Capital