SSPDS e órgãos municipais e estaduais reforçam blitzes de fiscalização na Capital

17 de outubro de 2020 - 12:15 # # # # # # # # # #

Dando continuidade aos trabalhos de fiscalização às práticas que desrespeitam o decreto estadual contra a Covid-19 e ações de perturbação de sossego alheio, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deu prosseguimento, na noite dessa sexta-feira (16), à uma operação conjunta que reuniu diversos orgãos estaduais e municipais para reforçar as blitzes de fiscalização na Capital. A ação é conduzida pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. Durante a ofensiva, 125 veículos foram abordados e 61 autos de infrações a motoristas foram realizados.

O reforço policial ocorreu em bares, restaurantes e postos de combustíveis, localizados em bairros de Fortaleza, como José Walter, Joaquim Távora, Aldeota, Meireles e Jangurussu, onde são registrados mais ocorrências que estão em desacordo com o regulamentado no novo decreto. Foram realizadas ainda diligências para dispersar aglomerações nesses locais.

Já as fiscalizações de combate à poluição sonora, resultaram em 10 denúncias verificadas pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Desse número, dois equipamentos sonoros conhecidos como “paredões” foram apreendidos, dois autos de infração por poluição sonora foram registrados e um estabelecimento comercial foi autuado por ausência de alvará de funcionamento.

Nas ações de trânsito realizadas pelas equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), 125 veículos foram abordados. Desse número, quatro foram recolhidos por estarem com a documentação atrasada. Ainda durante as fiscalizações, quatro Carteiras Nacionais de Habilitações (CNHs) foram recolhidas, além dos agentes realizarem 15 exames de alcoolemia.

As ações de fiscalizações se estenderam também em conjuntos habitacionais do bairro José Walter – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) verificou a situação de tornozelados que residem nesses locais. Nesse ambiente, também foram realizadas abordagens pelos policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), de policiais militares do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Ao todo, 15 visitas foram realizadas e seis pessoas foram abordadas.

A força-tarefa terá continuidade, na noite desse sábado (17), com o intuito de prosseguir com os trabalhos policiais em Fortaleza.

Efetivo

Ao todo, a operação mobilizou 65 agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também participaram agentes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), além de equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Os agentes contaram com 23 viaturas, quatro carros de reboques, uma trinca de motos da PMCE e uma ambulância do CBMCE.