Três armas de fogo e munições foram apreendidas e 12 veículos recolhidos durante operação integrada na Capital

11 de outubro de 2020 - 14:23 # # # # # # # # # # # # # # # # # # #

As forças de segurança pública do Estado e as forças amigas estaduais e municipais foram às ruas, mais uma vez, neste fim de semana, para coibir condutas que desrespeitem o decreto estadual com medidas de enfrentamento ao Covid-19 e coibir perturbações de sossego alheio, entre a noite deste sábado (10) e a madrugada deste domingo (11). Durante a operação, uma composição do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará apreendeu três armas de fogos e munições que estavam dentro de um veículo, no bairro Genibaú, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2). Ao final dos trabalhos, 12 veículos que estavam em situação irregular foram recolhidos, inclusive o automóvel onde as armas foram encontradas.

As fiscalizações aconteceram em locais com maior incidência de denúncias de descumprimento dos decretos e de poluição sonora, recebidas na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) pelo número 190. As equipes policiais, de fiscalização e de trânsito percorreram pontos diversos nos bairros Genibaú, Joaquim Távora, Gentilândia, Parque Dois Irmãos, Mondubim, Canindezinho, Praia de Iracema e Vicente Pinzón. As ações da operação foram conduzidas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.

Durante a operação, as equipes receberam denúncias de aglomeração e de pessoas que consumiam bebida alcoólica em um bar, no bairro Genibaú. As composições se deslocaram até o endereço informado e abordaram as pessoas. Um bar foi notificado e fechado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndios (Cepi), já que o local não contava com Certificado de Conformidade, que atesta a condição do estabelecimento em dispor de equipamentos de segurança contra incêndio e pânico.

Após a realização de buscas pessoais, os integrantes da operação fizeram buscas nos veículos. Policiais militares do CPRaio localizaram e apreenderam três revólveres calibre .38 e dezenove munições do mesmo calibre, além de diversas ferramentas, em um carro estacionado na via. O proprietário do material não foi localizado. O veículo e todo o material apreendido foram apresentados no plantão do 32º Distrito Policial, onde foi instaurado um inquérito policial por portaria para identificar o proprietário do material.

Agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), em conjunto com agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano Rodoviário Estadual (BPRE) da PMCE, também atuaram na operação. Foram abordados cerca de cem veículos, dos quais 12 foram recolhidos, por estarem em situação irregular. Além disso, foram realizados cerca de 70 autos de infração e 31 exames de alcoolemia em condutores abordados. A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) apreendeu dois paredões de som, nos bairros Joaquim Távora (AIS 10) e Itaperi (AIS 5), durante a mesma ação que também fiscalizou denúncias de poluição sonora.

Efetivo mobilizado

Foram empregados cerca de oitenta agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também participaram composições da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).