Força-tarefa intensifica fiscalizações a estabelecimentos e dispersa aglomerações em Fortaleza

10 de outubro de 2020 - 11:04 # # # # # # # # # # # # # # # # # #

Com o intuito de coibir práticas que desrespeitem o decreto estadual com medidas de enfrentamento contra a Covid-19 e denúncias de perturbação de sossego alheio, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou, na noite dessa sexta-feira (9), uma operação conjunta que durou até a madrugada deste sábado (10), em diversos bairros de Fortaleza. A força-tarefa foi capitaneada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, em parceria com forças amigas estaduais e municipais. No total, quatro estabelecimentos comerciais foram autuados.

As diligências ocorreram em bares e restaurantes de regiões onde são registradas as maiores incidências de denúncias ao número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), conforme dados estatísticos da Secretaria da Segurança especialmente na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), como Aldeota, Cais do Porto, Meireles, Mucuripe, Praia de Iracema, Varjota e Vicente Pinzón. As fiscalizações também se estenderam a locais nos bairros Benfica, Cajazeiras, Fátima, Itaperi, Joaquim Távora e Parque Manibura. Foram realizadas dispersões de pessoas em aglomerações, além do atendimento de ocorrências de perturbação do sossego alheio.

Durante o monitoramento noturno, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) autuou um bar no bairro Joaquim Távora por funcionar em descumprimento aos decretos estadual e municipal de enfrentamento à Covid-19. Na Praia de Iracema, dois restaurantes foram autuados por obstruírem o espaço público e tiveram mesas e cadeiras apreendidas. Na mesma área, um ambulante que vendia bebidas irregularmente também teve o material apreendido. No Parque Manibura, a operação de combate à poluição sonora resultou na apreensão de um paredão de som e na autuação a um posto de combustíveis.

Infrações de trânsito

A operação focou ainda nas infrações de trânsito e também nas abordagens a veículos de transporte de passageiros. Durante os trabalhos, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) recolheu duas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e realizou 15 autuações por infrações como recusa ao uso do bafômetro, estacionamento proibido, contramão, entre outras. O Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou três autuações, sendo uma por veículo com taxas em atraso, uma recusa ao uso de bafômetro e a apreensão de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Por último, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lavrou oito infrações e removeu dois veículos com restrições.

Fiscalização de tornozelados

Também durante a operação, policiais penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em acompanhamento aos tornozelados residentes na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), localizaram um suspeito de descumprimento às regras do regime impostas pelo Poder Judiciário. Ele foi detido, levado até uma delegacia da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Após procedimento na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), ele foi recolhido ao Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC).

Efetivo

Foram empregados cerca de 80 agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também participaram composições da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).