Secretário Sandro Caron visita Superintendência e unidades da Polícia Civil em Fortaleza

23 de setembro de 2020 - 18:52 # # # # #

“O desafio é imenso, mas farei tudo o que tiver a meu alcance”, declarou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), Sandro Caron, na sede da Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), na tarde desta quarta-feira (23), quando foi apresentado a ele o plano de metas da vinculada para os próximos anos. A passagem do secretário também se estendeu à Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e ao Complexo de Delegacias Especializadas (Code), todas em Fortaleza. A programação de hoje é parte de uma série de visitas que o gestor fará pelas sedes e unidades das vinculadas da SSPDS.

Sandro Caron ressaltou ao delegado geral, Marcus Rattacaso, e aos diretores dos departamentos de Polícia Judiciária, que encontrou um órgão muito bem estruturado na Polícia Civil. “Eu fiquei muito impressionado com a qualidade dos profissionais que eu encontrei aqui no Ceará. Encontrei muita gente focada, determinada e comprometida. Mas o que mais me impressionou na Polícia Civil até agora foi a questão da resposta rápida. Outra coisa foi a frequência de operações policiais. Dificilmente passamos um dia aqui sem uma operação de qualidade, focada no resultado”, declarou.

O secretário da SSPDS destacou a importância do trabalho de inteligência e a relevância de uma investigação bem feita para a diminuição da sensação de impunidade. “Uma investigação bem feita torna a polícia autossustentável. Não existe maior fonte de informações para subsidiar a inteligência do que uma investigação policial bem feita. Por isso, é fundamental procurar prover cada vez mais as áreas de investigação policial. Tenho certeza que tudo aquilo que for possível fazer, vai ser feito. Eu vim para somar, para multiplicar na busca de uma melhor capacidade de gestão e na busca por resultados”, frisou.

Durante o encontro, o delegado geral Marcus Rattacaso apresentou as metas da vinculada ao secretário Sandro Caron, visando melhorias na gestão de processos e de implementação de estratégias de combate a crimes já iniciadas na polícia judiciária cearense. Entre os pontos abordados se destacam a realização de um novo concurso público para preenchimento de vagas para delegados, inspetores e escrivães, bem como a ampliação de delegacias especializadas para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Interior do Estado, como a de homicídios, de combate ao tráfico de drogas, de roubos e furtos, de defesa da mulher, de núcleos avançados de inteligência e o reforço de equipes da Dissuasão Focada em unidades da Capital e na RMF.

Na sede da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), onde também ficam o Departamento de Inteligência Policial (DIP), o Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), a Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DCCLD) e o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), o secretário Sandro Caron percorreu as principais setores do prédio e conversou com as equipes policiais que desempenham papel fundamental na descapitalização de organizações criminosas e no combate ao tráfico de narcóticos no Estado. O secretário também pôde conhecer o Núcleo de Operações com Cães (NOC) da DCTD, que conta com o trabalho de três cães adestrados e prontos para utilização em ações policiais. Além dos cães, o núcleo é composto por cinco policiais civis, que são treinadores e condutores dos cães de faro.

Por fim, no Code, Sandro Caron fez uma rápida passagem para conhecer a estrutura física que abriga sete delegacias especializadas da Polícia Civil, entre elas a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), bem como a sede da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), grupo de operações especiais que atua em ocorrências de alto risco no âmbito da Polícia Civil.