CBMCE participa de live sobre incêndios florestais no Ceará nesta sexta-feira (28)

27 de agosto de 2020 - 18:06 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizará na tarde desta sexta-feira (27), uma live que terá como tema “Desafios dos Incêndios Florestais no Ceará”. O comandante geral do CBMCE, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, será um dos convidados para o evento, assim como outros especialistas. A transmissão ao vivo será transmitida às 14 horas, por meio do canal da Sema no Youtube.

No Ceará, mais de 90% dos focos de incêndio ocorrem no período de julho a dezembro. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta época do ano, as condições secas de solo e de vegetação, aliadas à baixa umidade relativas do ar, além das temperaturas altas e ventos, colaboram para as queimadas que ocorrem no Estado.

Participam do encontro virtual, o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); o primeiro tenente, Sócrates Souza, do CBMCE e especialista em Prevenção e Combate à Incêndios Florestais; a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto; e o articulador das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, sob a gestão da Sema, Leonardo Borralho, coordenador do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna).

Borralho destaca a importância da questão, lembrando que em julho último, o governador Camilo Santana decretou estado de emergência ambiental no Ceará devido ao maior risco de incêndios florestais e queimadas no segundo semestre do ano. A medida está publicada no Diário Oficial e fica válida até janeiro de 2021. A moderadora da live é a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, Tattiana Karine Ângelo Ferreira.

Serviço:

Live: Os desafios dos incêndios florestais no segundo semestre

Dia: 28 de julho de 2020 (sexta-feira)

Hora: 14h

Plataforma: YouTube/SemaSecretariadoMeioAmbiente

Link: https://www.youtube.com/watch?v=fdzh09CInLE