CBMCE atua em incêndio em vegetação e resgate de animal em Iguatu

21 de agosto de 2020 - 17:32 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (1ª Cia/4º BBM), sediado em Iguatu, foi acionado na manhã dessa quinta-feira (20), para duas ocorrências, em Iguatu, na na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21). Os esforços dos militares foram necessários para debelar um incêndio a vegetação na zona rural e para resgatar um camaleão, na área central do município.

Após ser acionado, uma unidade do CBMCE chegou rapidamente à localidade de Sítio Cruiri, na zona rural de Iguatu, para debelar um incêndio em vegetação. Os trabalhos iniciaram às 9 horas da manhã e adentraram até o entardecer. Para cessar o fogo, que consumiu cerca de 20 hectares, os bombeiros utilizaram aproximadamente 10 mil litros de água. Os militares fizeram uso de diversas bombas costais, além de soprovarredores e abafadores.

A atuação dos bombeiros militares evitou que diversas residências e um empreendimento comercial que funciona na localidade fossem atingidos pelas chamas. Além do pasto para o gado se alimentar e bem como diversos animais da fauna local. Durante esse intervalo de tempo, uma unidade do CBMCE foi acionada para realizar o resgate de um camaleão. O animal foi encontrado em uma residência, no centro da cidade. Após realizar o recolhimento, soltaram o bichano de volta ao seu habitat natural.

A guarnição de serviço da 1ª Cia/4° BBM que atendeu estas ocorrências foi composta pelos subtenentes Lamonier, Emílio, Cleto e Alcântara, o sargento Cleudivan, os cabos Sérgio e Paulo, e os soldados Gurgel e Renato. Os bombeiros atuaram nas viaturas Auto Bomba Tanque 48 (ABT 48), Auto Tanque Bomba 23 (ATB 23) e a Auto Salvamento 29 (AS 29).

Operação Floresta Branca

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) inovou e lançou uma campanha preventiva intitulada “Operação Floresta Branca”. A iniciativa tem como finalidade informar e prevenir os incêndios florestais. O nome se dá porque a palavra caatinga, em tupi-guarani, significa floresta branca. O segundo semestre se caracteriza pela ausência de chuva, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e aumento na velocidade dos ventos, fatores que contribuem com a propagação dos incêndios. O segundo semestre apresenta cerca de 93% do total de focos de calor do Estado do Ceará. O CBMCE salienta a importância da preservação com esse bioma, que é o único 100% brasileiro.