Três suspeitos são capturados pela Polícia Civil após morte de criança em Guaiúba

13 de julho de 2020 - 16:50 # # # # # #

Três suspeitos foram capturados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) após investigações conduzidas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acerca da morte de uma criança de dois anos de idade, em Guaiúba – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará. O trabalho teve o apoio do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM). As informações desse trabalho policial e de uma operação em Caucaia que culminou na prisão de Walisson César Marinho Borges (24), o ‘Guabiru’, foram divulgadas em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (13), na sede do DHPP, em Fortaleza.

Suspeito de executar homicídios sob ordem de ‘Mago’ é preso pela Polícia Civil em Caucaia

Logo após tomar conhecimento do crime que vitimou Arthur Guilherme Araújo Sousa (2), na última terça-feira (6), o DHPP iniciou as investigações para identificar os autores do homicídio. A primeira prisão realizada pelos policiais civis especializados foi a de Ricardo Gomes de Sousa (30), após diligências deflagradas na quarta-feira (8), em Guaiúba. Os investigadores o encontraram em uma residência, no bairro São José. Durante a ofensiva, o suspeito tentou empreender fuga, mas foi contido dentro da residência, onde foi encontrada uma espingarda calibre 12. Além da arma, foram apreendidas ainda quatro munições. O homem foi conduzido à sede do DHPP, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Diante dos indícios colhidos na primeira fase da operação, os policiais civis continuaram a operação na quinta-feira (9). O objetivo era localizar uma dupla de adolescentes, de 17 anos, suspeita de integrarem a organização criminosa com envolvimento no caso. Os dois foram encontrados em um imóvel no bairro Sem Terra, também em Guaiúba. Ambos também tentaram fugir, mas foram capturados pela Polícia Civil, que cercou o imóvel para evitar qualquer investida dos adolescentes.

No local, uma espingarda artesanal calibre 12, sem numeração, foi apreendida. No quintal de uma casa vizinha, onde um dos indivíduos tentou se esconder, os investigadores encontraram também um revólver calibre 38, 36 munições do mesmo tipo e 12 unidades de calibre 12, que estavam enterradas. Materiais que apontavam o envolvimento dos adolescentes no tráfico de drogas também foram apreendidos no local, sendo 130 gramas de um pó branco aparentando ser cocaína e também uma caderneta com informações sobre a atividade ilícita. Ambos foram conduzidos à Delegacia Metropolitana de Guaiúba, onde um ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo foi lavrado em desfavor deles.

O crime

Além da Arthur Guilherme, outras duas pessoas também foram atingidas por disparos de arma de fogo no momento da ocorrência, sendo um homem e uma mulher de 24 e 48 anos, respectivamente. O fato foi registrado na terça-feira, na localidade de Santo Antônio. As vítimas foram socorridas, mas a criança não resistiu e veio a óbito. A motivação do crime seria a disputa entre grupos criminosos na região.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.