Suspeito de executar homicídios sob ordem de ‘Mago’ é preso pela Polícia Civil em Caucaia

13 de julho de 2020 - 16:49 # # # # # # # #

Walisson César Marinho Borges (24), o ‘Guabiru’, possui pelo menos oito passagens pela Polícia por homicídios ocorridos entre os anos de 2017 e 2019

O homem suspeito de ser um dos executores de homicídios da organização criminosa chefiada por Francisco Cilas de Moura Araújo (44), o ‘Mago’, foi preso após mais uma investida da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Na última terça-feira (7), policiais civis cearenses da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), já haviam prendido ‘Mago’ em um imóvel no estado do Piauí. Em continuidade aos trabalhos policiais, na sexta-feira (10), os investigadores do DHPP prenderam Walisson César Marinho Borges (24), o ‘Guabiru’. Contra ele, havia três mandados de prisão preventiva por homicídios.

Leia mais:

Polícia Civil do Ceará prende Cilas “Mago” em Teresina (PI) e deflagra operação contra organização criminosa em Caucaia

A ação também ocorreu em integração com equipes do DIP e do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) da Polícia Civil. As informações sobre a operação foram apresentadas em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (13), na sede do DHPP, na Capital, com a presença do diretores titular e adjunto do DHPP, Leonardo Barreto e Rodrigo Jataí, respectivamente; do diretor do DPJM, George Monteiro; e do diretor do DIP, Nelson Pimentel.

Depois de identificarem um imóvel utilizado por “Guabiru”, na Lagoa do Barro, em Caucaia (CE), os policiais civis seguiram em diligência até a propriedade, onde cercaram todo o local no intuito de impedir uma possível fuga do homem. Quando percebeu a chegada dos policiais civis, o suspeito tentou pular um dos muros para fugir rumo a um matagal situado vizinho ao imóvel, mas ele foi rapidamente contido pelos investigadores. Com o homem, os policiais civis encontraram uma pistola calibre .40 municiada.

As apurações do DHPP apontam que “Guabiru” é suspeito de cometer diversos homicídios sob ordens de Cilas. Contra ele, constam pelo menos dez passagens pela Polícia, sendo oito dessas somente por homicídios ocorridos entre os anos de 2017 e 2019, em Caucaia. Os demais procedimentos são pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

Dentro da casa aparentemente abandonada, os policiais civis encontraram um carregador municiado. No total, além da arma, foram apreendidas 45 munições .40 e dez unidades de calibre 38. Ainda nas buscas, a Polícia Civil apreendeu pequenas quantidades de cocaína e maconha, caderno de anotações, dinheiro e outros materiais que indicavam o tráfico de entorpecentes no local. Um cordão com pingente em forma de rato, o qual representa o grupo criminoso, também foi localizado pelos agentes. “Guabiru” foi encaminhado à sede do DHPP, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa.

As investigações conduzidas pela Polícia Civil agora ocorrem no intuito de identificar o envolvimento dele em outros homicídios na cidade, além de identificar e prender outros membros da organização criminosa.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Leia mais:

SSPDS deflagra mais uma operação e captura quatro suspeitos de ações criminosas em Caucaia

Ação do DHPP da Polícia Civil resulta na captura de cinco suspeitos com armas, drogas e munições na Capital