CBMCE recebe doações de materiais para serem usados no combate ao novo coronavírus

17 de junho de 2020 - 17:50 # # # # # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) segue recebendo doações de materiais que serão usados para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). A primeira doação ocorreu no município de Tianguá, onde foram doados cerca de 50 litros de álcool em gel 70%. Já a segunda ocorreu em Limoeiro do Norte, onde uma unidade dos bombeiros recebeu diversos Equipamento de Proteção Individual (EPIs) de uma empresa privada. Afinal, o CBMCE é uma das corporações que está na linha de frente de combate à pandemia no Estado.

O período atípico tem demonstrado muitas facetas do ser humano. Uma das mais marcantes é a solidariedade, por meio de atos de empatia ao próximo. Inúmeras doações estão sendo feitas no estado, tanto para a população, como para as forças de segurança. Na manhã desta quarta-feira (17), a 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (2ª Cia/4º BBM), situada em Limoeiro do Norte, recebeu por meio de uma empresa privada a doação de EPIs.

Ao total, foram doados 25 litros de álcool em gel 70%, 75 máscaras PFF-2s, 35 óculos de proteção e 60 pares de luvas operacionais de látex. Outra doação veio por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Tabuleiro do Norte, que doou 40 máscaras tipo face shield. As doações irão contribuir com a biossegurança dos bombeiros militares da região, pertencente à Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Ceará.

Já na tarde da última terça-feira (16), a 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/3ºBBM), com sede em Sobral, recebeu a doação de 50 litros de álcool 70%, que tem sido um forte aliado no combate ao coronavírus. A ação foi resultado da parceria do campus de Tianguá do IFCE com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Estado do Ceará.

Ao total, a parceria entre CBMCE, IFCE e Nutec, já rendeu 500 litros de álcool 70% para as unidades militares. O atual comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBMCE), Cel Luís Eduardo Soares de Holanda, comentou sobre a ação. “Sem dúvida nenhuma é uma das maiores lições que podemos tirar desse momento, a solidariedade. Entidades públicas e privadas com um só pensamento, que é ajudar o próximo. Tanto o IFCE, como o Nutec, se prontificaram a nos ajudar desde o início da pandemia. Vale salientar que só quem tem a ganhar com isso é nossa população. Juntos vamos vencer essa pandemia”, completou o comandante geral.

Tendo em vista que as recomendações para a higiene das mãos são para evitar a contaminação, já que muitas vezes são elas que percorrem locais ou superfícies possivelmente contaminadas e são levadas ao rosto, nariz ou boca, ocasionando infecção pela Covid-19, parte do álcool recebido estará à disposição do público externo que comparecer ao Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio – CEPI, na cidade de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará.