Corpo de Bombeiros recebe 500 litros de álcool 70% do IFCE em parceria com Nutec/Secitece

15 de junho de 2020 - 18:09 # # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBM) recebeu 500 litros de álcool líquido 70%, fruto de uma parceria entre o campus de Fortaleza do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Estado do Ceará. O ato da entrega dos 500 litros de álcool para o CMBCE foi realizada, na manhã da última sexta-feira (12), no campus de Fortaleza, e contou com a presença, por meio de videoconferência, do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, e do presidente do Nutec, Francisco Magalhães. O álcool 70% vem sendo um dos principais aliados no combate ao coronavírus (Covid-19) em todo o mundo.

Representando o comando-geral do CBMCE, no ato da entrega, o tenente-coronel Joel Nobre, destacou a importância de receber o produto. “O álcool vai contribuir bastante para o processo de sanitização das unidades operacionais do Corpo de Bombeiros e de seus integrantes, que diuturnamente vem prestando os serviços a sociedade cearense”, ressaltou o ten-cel Joel Nobre.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CMBCE), coronel Luís Eduardo Soares de Holanda comentou sobre a entrega do material. “Sem dúvida nenhuma, uma das grandes lições que podemos tirar durante essa pandemia é a solidariedade. Entidades públicas, privadas, além de toda a sociedade civil, estão unidas para combater esse mal. O IFCE e o Nutec são parceiros do CBMCE, e da sociedade cearense de forma geral. Sem dúvidas, é um trabalho em conjunto muito forte e muito importante para nosso estado”, afirmou o comandante.

Tanto o álcool líquido 70% como o álcool em gel, ambos estão sendo fabricado sob a supervisão do Laboratório de Tecnologia Química (LTQ) do campus de Fortaleza. Segundo o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus de Fortaleza do IFCE, Rinaldo Araújo, a produção será destinada prioritariamente a hospitais e equipamentos de combate a covid-19. “Desde o início que fizemos todo o esforço para construir uma estrutura e adquirir os insumos o que possibilitou que hoje a gente possa produzir e distribuir esse produto tão importante para enfrentarnos a pandemia”, explicou o supervisor.

Parceiro na produção do produto, o Nutec tem ajudado o IFCE tanto na parte de pesquisa, como de infraestrutura para a produção do álcool em gel e a 70%, conforme destacou a supervisora da gerência de materiais no Nutec, Janaina Sobreira. “Nossa expectativa é, até julho, entregarmos cerca de 40 mil litros. Todos eles certificados com laudos técnicos e seguindo os padrões estabelecidos”, frisou.

Além da produção do álcool, o IFCE vem atuando em todos os campos com diversas pesquisas e produções que visam o combate ao novo coronavírus. De acordo com o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, desde o início da propagação da pandemia no Ceará, o instituto vem oportunizando a comunidade ações de combate a Covid-19. “Estamos com ações em todos os nossos campi, desde a produção de álcool e máscaras até pesquisas que visam colaborar com o combate à doença. Ao todo, já somamos mais de 200 iniciativas tanto na Capital como no Interior do Estado”, destacou Rinaldo Araújo.