Bombeiros realizam live com dicas de prevenção contra acidentes domésticos infantis

14 de maio de 2020 - 17:53 # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou uma live especial com informações e orientações sobre a prevenção de acidentes domésticos infantis. A live, que foi ao ar no Instagram do CBMCE, na tarde dessa quarta-feira (13), teve como principal objetivo alertar sobre os cuidados com as crianças, que, devido ao período de quarentena, passam uma maior parte do tempo em casa.

Em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), a melhor forma de prevenção é o isolamento social. Com aulas em escolas públicas e privadas suspensas temporariamente, em razão das ações de enfrentamento da doença e com o objetivo de evitar aglomerações, as crianças ficam mais tempo em casa. Por isso, é preciso ficar atento aos riscos de acidentes domésticos infantis.

O relações públicas do Corpo de Bombeiros, major Giuliano Rocha, e o atual comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) de Sobral, major Mardens Vasconcelos, participaram do bate-papo remoto. A live abordou pontos importantes sobre os cuidados necessários com as crianças no ambiente caseiro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as quedas correspondem a cerca de 66% dos acidentes domésticos, resultando em 1.665 feridos por dia, dentre esses, ferimentos graves.

Para evitar as quedas, sugerimos algumas dicas para que as crianças tenham mais segurança em casa:

+ Certifique-se de que todas as janelas às quais a criança tenha acesso estejam travadas, trancadas ou adaptadas com telas de proteção e/ou grades; no topo e na base das escadas, use grades para bloquear o acesso das crianças. Portões de proteção também podem ser uma alternativa adotada.

Outro risco que vale a pena ter um cuidado redobrado são os acidentes com produtos de limpeza. Ao ser ingerido acidentalmente, eles podem causar graves intoxicações. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por dia, cerca de 37 crianças são vítimas de intoxicação ou envenenamento.

Para evitar acidentes que resultem em intoxicação:

+ Evite deixar produtos de limpeza ao alcance das crianças.

+ Nunca armazene materiais de limpeza (detergente, desinfetante, água sanitária, amaciante e similares) em garrafas plásticas (pet);

+ Caso a criança ou adulto venham ingerir algum destes produtos, conduza-o imediatamente ao hospital, levando consigo o frasco com o rótulo;

+ Medicamentos não devem ficar visíveis para as crianças. Mesmo vazios, nunca entregue os frascos para serem usados como brinquedo.

Muitas residências possuem jardins e canteiros com plantas. Deve-se ter muito cuidado com as espécies tóxicas. As crianças gostam de explorar o ambiente com seus sentidos – olfato, paladar, tato, visão e audição – e não possuem noção de risco desenvolvida. Por isso, geralmente, levam à boca tudo o que veem pela frente.

Queimaduras infantis são muito perigosas. Tendo em vista que a pele da criança ainda está em formação. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 320 mil crianças sofrem graves acidentes todos os anos em consequência de queimaduras.

Para evitar acidentes que resultam em queimaduras:

+ Crianças não devem ficar próximas ao fogão, principalmente quando estiverem em uso. Utilize as bocas de trás e vire o cabo das panelas para o centro do fogão.

+ Sempre que terminar de preparar os alimentos, certifique-se que fechou todos os botões acionadores das bocas, pois, caso contrário, podem provocar vazamento de gás de cozinha (GLP). Caso isso aconteça, abra as janelas para melhorar a ventilação e não permita que ninguém ligue ou desligue nenhum interruptor de iluminação nem ligue qualquer equipamento elétrico.

+ Não passe roupas com crianças ao redor, um descuido pode ser muito perigoso. Se for necessário, afaste-se. Ainda que por pouco tempo, desligue da tomada. Ao terminar de passar as roupas, coloque o ferro de engomar em um local seguro, longe do alcance das crianças e de materiais de fácil combustão (plásticos, por exemplo). Quando ele estiver frio, acondicione-o dentro do armário

+ Além de adotar medidas que reduzam ao máximo a exposição dos pequeninos aos riscos domésticos, temos que ficar atentos. Um momento de desatenção é suficiente para que um acidente ocorra.