Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizam prevenção em Jericoacoara

1 de abril de 2020 - 17:02 # # # # #

Com o fechamento do Parque Nacional de Jericoacoara, por meio de um Decreto Federal, como medida para o combate à proliferação do novo coronavírus (Covid-19), a guarnição de Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) de Jericoacoara permanecem em serviço normalmente, realizando proteção à vida e garantindo a prevenção de afogamento e conscientização contra aglomeração de pessoas em razão da pandemia.

“Nossa guarnição não fica parada, ou seja, eles estão tendo diariamente instrução de salvamento aquático para os novos bombeiros, bem como técnicas de aproximação, abordagem e resgate de vítima consciente e atendimento hospitalar de modo a estarem sempre prontos em caso de emprego”, destacou o subtenente Alarcon, supervisor do Posto Base de Jericoacoara esta semana.

Posto Base de Jericoacoara

O Posto Base de Jericoacoara foi implementado, em 29 de junho de 2019, estando vinculado ao Comando de Bombeiros do Interior (CBI). A unidade dispõe de dois postos de guarda-vidas em Jericoacoara. Os pontos, um localizado na praia principal e outro na praia da Malhada, contam com um efetivo diário de oito bombeiros militares, entre guarda-vidas e resgatistas. Cada base é equipada com uma ambulância, dois trollers, uma moto aquática, um bote motorizado e dois quadriciclos, além de pranchões e flutuadores. Os guarda-vidas se revezam semanalmente e são coordenados por um supervisor graduado com formação e experiência em guarda-vidas.

A expectativa é garantir um incremento na segurança aquática da praia mais movimentada do Estado, que, só nas últimas férias de julho, recebeu 120 mil turistas e foi recentemente promovida à categoria A no Mapa do Turismo nacional, pelo crescimento do fluxo de turistas e do número de meios de hospedagem e empregos.

Bandeira Azul

A construção dos novos postos é fruto de uma parceria do Corpo de Bombeiros com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), com a Prefeitura Municipal de Jericoacoara e com o empresariado local.

A longo prazo, espera-se reunir em Jericoacoara as condições exigidas pelo Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações, que atesta a conformidade do ambiente com os princípios do turismo sustentável.

O programa tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger ambientes costeiros e fluviais além de promover o desenvolvimento sustentável do turismo em áreas marinhas e de água doce. Atualmente, apenas oito praias no país contam com a certificação