PMCE prende dupla suspeita de furto com auxílio do videomonitoramento da SSPDS

6 de fevereiro de 2020 - 17:54 # # # # # # # # #

Dois homens foram presos em ações da Polícia Militar do Ceará (PMCE) suspeitos de praticarem furtos em estabelecimentos comerciais da Capital. O trabalho policial contou com o apoio das câmeras do sistema de videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Social (SSPDS). As prisões ocorreram entre a noite dessa quarta-feira (5) e a madrugada desta quinta-feira (6).

Todos os dias operadores e controladores do Núcleo de Videomonitoramento reforçam o combate à criminalidade utilizando a tecnologia. Na noite de ontem (5), policiais militares que estavam em patrulhamento no bairro Parque Manibura (AIS 7) foram informados via Ciops sobre um indivíduo que estaria em cima do telhado de um estabelecimento comercial furtando objetos do local. De posse das informações, diligências foram realizadas até a captura de Anderson de Oliveira Sousa (23) acontecer.

Com o suspeito, foram apreendidas três facas, um botijão de gás e alguns objetos do comércio. Anderson, que já tinha passagens por furtos e violação de domicílio, foi conduzido ao 13° Distrito Policial (DP), onde foi autuado em flagrante pelo crime de furto. Os objetos furtados foram restituídos à vítima.

Já segunda prisão ocorreu, na madrugada de hoje, quando os agentes de segurança avistaram Felipe da Silva Ferreira (26) furtando um suporte de aço de um estabelecimento no bairro Presidente Kennedy (AIS 6). O homem, que não tinha antecedentes criminais, foi detido e levado para o 10° DP, onde também foi autuado por furto. Agora, os infratores se encontram à disposição da Justiça.

Videomonitoramento

O Estado do Ceará conta hoje com 3.304 equipamentos de videomonitoramento, sendo 2.543 instalados na Capital e 761 em 42 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e Interior. Há 20 anos, quando a Ciops surgiu, eram apenas quatro câmeras instaladas em pontos da Avenida Beira Mar, na Capital. Em 2015, o projeto de videomonitoramento em Fortaleza passou para 164 câmeras na SSPDS.

Com a chegada do reforço de novos equipamentos e da integração de outros órgãos, o número atual de equipamentos saltou para mais de 800 vezes do número inicial, em 20 anos, (de quatro para 164) e mais de 20 vezes nos últimos cinco anos (de 164 a 3.304). As imagens geradas pelos equipamentos são integradas às câmeras da Prefeitura de Fortaleza e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Todas as imagens são interligadas à Ciops, em Fortaleza.