CEPI e Superintendência Regional do Trabalho se reúnem em prol da Segurança do Trabalhador

9 de janeiro de 2020 - 17:45 # # # # #

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) tem como meta para 2020 expandir o número de parcerias entre os órgãos para que haja amplitude na prevenção e proteção da segurança contra incêndio e pânico. Assim, como parte dessa iniciativa, o CEPI, por meio de seu comandante, o coronel QOBM Ronaldo Bruno de Andrade, e do chefe da Célula de Vistoria, o tenente-coronel QOBM José de Abreu Nobre, com a Assessora da Célula de Pesquisa, soldado Lys, compareceram, na manhã desta quinta-feira (9), na Superintendência Regional do Trabalho, em reunião com o superintendente, Fábio ZechSylvestre.

Na oportunidade, foi consenso a necessidade de aproximação entre os órgãos, principalmente no quesito fiscalização e segurança do trabalhador. A parceria visa ao intercâmbio de procedimentos, além de futuras ações relativas à fiscalização compartilhada para o incremento da segurança preventiva. “É a prevenção contra incêndio e pânico, ampliando fronteiras no Estado”, destacou o comandante da CEPI.

Competências do CEPI

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) disponibiliza a população cearense um processo de recepção, análise e emissão do Certificado de Conformidade totalmente digital. Com isso, a corporação ingressou no seleto grupo dos corpos de bombeiros do País que eliminaram a necessidade de papéis nesse tipo de procedimento.
“Isso proporciona uma série de vantagens, que vão desde o ganho de tempo e comodidade, proporcionando maior agilidade no fluxo dos processos e segurança na informação, até a contribuição para o meio ambiente, com a supressão dos meios físicos que outrora acabavam sendo jogadas no lixo eventualmente”, avalia o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante geral do CBMCE.

A novidade abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT) e o as pranchas do projeto de segurança contra incêndio propriamente dito. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/

Um canal de comunicação via WhatsApp foi aberto recentemente pelo CEPI para oferecer esclarecimentos sobre o processo. Por meio do número (85) 3101-2394, que funciona em horário comercial, qualquer interessado em solicitar os serviços de análise de projetos e de vistoria de edificações do Corpo de Bombeiros pode obter informações.

O CEPI

O CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso.
Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto nº 32.978.

Em 2018, foram 36 mil processos atendidos no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio do CBMCE, entre vistorias e análises de projetos. O número é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2013, e a expectativa para os próximos anos são de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.
Em 2019, entre vistorias e análises de projetos, foram 72.570 mil processos atendidos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 32 milhões de metros quadrados. O número é o dobro do que foi registrado em 2018.