Bombeiros realizam 4º Desafio de Guarda-Vidas e comemoram o Dia Nacional dos Guarda-Vidas

26 de dezembro de 2019 - 19:05 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) realizou, na manhã desta quinta-feira (26), uma solenidade cívico-militar alusiva ao Dia Nacional do Guarda-Vidas. Na ocasião, também foi realizado o 4º desafio de Guardas-Vidas do CBMCE na Praia do Futuro. O comandante-geral adjunto do CBMCE, coronel Cleyton Bastos, esteve presente na solenidade e fez o uso da palavra, dando início assim à abertura do evento. A iniciativa contou com a participação de Guarda-Vidas da 1ª CSMAR, da 2ª CSMAR e de policiais da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE).

Na oportunidade, foram entregues os certificados de Amigos dos Bombeiros para Maria de Fátima Bessa Queiroz, presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro e proprietária da Barraca Marulho; a Inácio Ribeiro de Menezes, gerente da barraca Cumbuco Beach; e ao juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho, diretor de Esporte do Clube dos Magistrados.

Histórico

Na década de 1980, o serviço de guarda-vidas (GVs) do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Ceará (CBMCE) era de responsabilidade da Seção de Busca e Salvamento (SBS) do 1º Grupamento de Incêndio (1º GI). Na época, o serviço era executado de forma extraordinária, ocorrendo apenas em períodos da alta estação, em postos como Náutico, Barra do Ceará, 31 de Março e Caça e Pesca.

Em 1991, o então sargento A. Santos, atualmente capitão QOABM da reserva, fez o curso de Salvamento Aquático no Estado do Rio de Janeiro. Em 1993, o sargento A. Santos, em parceria com o professor Barroso Lima, formou uma turma específica de guarda-vidas. O curso iniciou com 80 bombeiros militares, mas se formaram apenas 27 guarda-vidas. A partir de então, o serviço passou a ser exercido de forma ordinária, com uma grande área de cobertura da Praia do Futuro.

Em 1994, foi aberto o certame para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará com 120 vagas específicas para o serviço de guarda-vidas. Esta turma fora o divisor de águas para o serviço no Estado do Ceará, sendo conhecido com Salvamar. Em 2010, vários oficiais do CBMCE concluíram o Curso de Salvamento Aquático em São Paulo e ocorreu uma mudança na postura dos guarda-vidas do Estado do Ceará, com foco na prevenção, bem como no ensino de novas técnicas.

Atualmente, o serviço é de responsabilidade do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), sob o comando do tenente-coronel Holdayne, o trabalho na praia é dividido em Companhias de Salvamento Marítimo (CSMAR). Sendo a 1º CSMAR (Praia do Futuro), comandada pelo major QOABM Chailon, com efetivo de 71 bombeiros, a 2ª CSMAR (Caucaia) comandada pelo tenente-coronel Osvaldo, com efetivo de 36 militares. Vale salientar que o serviço também é exercido pela 3º Cia/4ºBBM (Aracati), comandada pelo major QOBM Giuliano, com efetivo de 10 bombeiros. E, também há um Posto Base em Jericoacoara, comandado pelo tenente-coronel Antônio de Sousa Júnior e pelo tenente-coronel Francisco Mauro dos Santos Oliveira, com efetivo diário de oito guarda-vidas.

Dia do Guarda-vidas

No próximo sábado, 28 de dezembro, será comemorado o Dia Nacional do Guarda-Vidas. Estes profissionais são os responsáveis por proteger e salvar a vida das pessoas que se encontram em situações de perigo no mar, nas piscinas ou nos rios. O principal objetivo dos salva-vidas é evitar os afogamentos e outros acidentes entre os banhistas, garantindo que possam estar sossegados e protegidos dos perigos do mar, por exemplo. A profissão de salva-vidas surgiu no começo do século XX, nas praias da Inglaterra, não demorando muito para que se disseminasse rapidamente por todo o mundo. No Brasil, os primeiros salva-vidas começaram a atuar em meados da década de 1950, na região litorânea do Rio Grande do Sul.

Supostamente, a comemoração do dia do salva-vidas é em 28 de dezembro por coincidir com o dia de devoção ao anjo Damabiah, responsável pela proteção e auxílio das pessoas que estão ou vivem no mar. Por coincidência, no dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar Brasileira formava a primeira equipe de policiais com a função de trabalhar exclusivamente como salva-vidas, na cidade de Porto Alegre.