Bombeiros do Ceará ministram Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio em Mato Grosso

23 de outubro de 2019 - 17:01 # # # # #

Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ministram Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio (CATS) no estado de Mato Grosso

A iniciativa se deu por meio da parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). A capacitação de 40 horas/aula, ocorreu entre os dias 14 e 20 de outubro nas cidades de Cuiabá e Sorriso, e tem como objetivo formar guardiães da vida (gatekeepers) e interventores em tentativas de suicídio. Os instrutores foram o major Edir Paixão, a 1º tenente Isabel Marques e o soldado Faustino Castro.
O Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS) formou 60 profissionais de segurança pública nos dois cursos. Fazem parte dos profissionais formados, policiais rodoviários federais, policiais civis, peritos da polícia técnica, psicólogos de atuação na Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso e policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Uma peculiaridade do CATS realizado em Cuiabá foi a parceria do grupo de teatro MT Queer (vinculado ao movimento LGBTQ), que, a convite do tenente CBMMT Cleberson (responsável pela coordenadoria biopsicossocial  e de assistência religiosa bombeiro militar), cedeu atores e atrizes para atuarem nos simulados práticos. Segundo Elton Martins, diretor do grupo artístico presente no curso, a imagem dos bombeiros e policiais, principalmente do Bope da PMMT foi elevada para muitos artistas participantes, uma vez que o tratamento humanizado, o respeito e o trabalho preponderante durante o curso foram um ponto alto nos treinamentos. “Somente com engajamento social, solidariedade e educação contínua, conseguiremos reduzir os números de suicídios no Brasil e no mundo, ressaltou o coordenador das instruções”, afirmou o major Edir Paixão.

“O Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio é uma poderosa ferramenta de valorização da vida, uma vez que é uma das ações que se harmonizam com algumas diretrizes da Organização Mundial de saúde (OMS) para a redução dos números de suicídios, com trabalho focado na prevenção entre profissionais de segurança pública  – estratégia gatekeeper (guardiões da vida) – e para população em geral. Além disso, quando capacita também para trabalho entre múltiplas instituições atende a uma necessidade real que se encontram nas ruas em situações limites de tentativas de suicídios: diversas instituições trabalhando juntas para salvar vidas”, comenta o major Edir Paixão.

Histórico do curso

O curso saiu do ciclo restrito do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e já produziu capacitações, servindo a nove estados do País, bem como estendeu a capacitação para dois bombeiros franceses, dois bombeiros argentinos e um bombeiro português.
Como o suicídio é uma questão de saúde pública mundial, nada mais adequado do que somar esforços numa parceria entre os diversos estados da união e países interessados nessa formação e troca de conhecimentos. Para coroar mais um ano de êxito do curso, uma pesquisa sobre o CATS de autoria do major Edir e outros oficiais do CBMCE foi aprovada no Congresso Mundial de Prevenção de Suicídios, que aconteceu na Irlanda do Norte, em setembro deste ano. Dessa forma, o estado do Ceará se notabiliza por trabalhar de forma operacional e científica para prestar os melhores serviços à sociedade.