Oficiais do CBMCE ministram Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio em Goiás

7 de outubro de 2019 - 17:56 # # #

Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ministram Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio (CATS) no Estado de Goiás. A iniciativa se deu por meio da parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), a capacitação de 40 horas/ aula, acontecerá entre os dias 07 e 10 de outubro. O objetivo do curso é formar guardiães da vida (gatekeepers) e interventores em tentativa de suicídio. Os instrutores são o Major Edir Paixão e o 1º Tenente Eliomar.

O treinamento conta com a participação de 44 alunos do Corpo de Bombeiros Militares de Goiás, Rondônia, Acre, Pará, Ceará, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Sul, além de um policial Rodoviário Federal, dois policiais de Buenos Aires (Argentina) e dois militares da Força Aérea Brasileira, lotados em São Paulo.

Segundo o Major Edir, mestre em Saúde Pública pela UFC e Coordenador do CATS, “o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio é uma poderosa ferramenta de valorização da vida, uma vez que é uma das ações que se harmonizam com algumas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a redução dos números de suicídios e trabalha focado na prevenção entre profissionais de segurança pública  – estratégia gatekeeper (guardiões da vida) e para população em geral.

O trabalho entre múltiplas instituições produz um resultado bastante satisfatório. O curso sai do ciclo restrito do Corpo de Bombeiros do Ceará e já produz capacitações, servindo a oito estados do país, assim como a capacitação de dois bombeiros franceses e um bombeiro português. Como o suicídio é uma questão de saúde pública mundial, os esforços de forma conjunta entre os diversos estados da união e países gera um aprendizado que é bastante útil no entendimento deste problema de saúde mundial.

Para coroar mais um ano de êxito do curso, uma pesquisa sobre o CATS de autoria do Major Edir e outros oficiais do CBMCE, foi aprovada no Congresso Mundial de Prevenção de Suicídios que aconteceu na Irlanda do Norte em setembro deste ano. Desta forma, o Estado do Ceará se notabiliza por trabalhar de forma operacional e científica para prestar os melhores serviços à sociedade.