Durante as duas fases da “Operação Contra-Ataque”, forças de segurança capturam 170 criminosos

3 de outubro de 2019 - 16:06 # # # # # # #

Cento e uma (101) pessoas foram capturadas durante a “Operação Contra-Ataque II”, ocorrida durante essa quarta-feira (3) e madrugada desta quinta-feira (03), no Estado do Ceará. A ofensiva foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). As informações foram repassadas em coletiva de imprensa realizada, nesta quinta-feira (3), na sede da SSPDS, em Fortaleza, com a presença do secretário da SSPDS, André Costa, e a cúpula da Segurança Pública.

O objetivo da “Contra-Ataque” foi capturar pessoas envolvidas em crimes no Estado, bem como membros de um grupo autor das ações criminosas ocorridas no Ceará. Além disso, a operação também buscou intensificar a presença policial nas ruas, com equipes ostensivas e investigativas. Todo o trabalho das forças de segurança, em Fortaleza, contou com o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que utilizou de sua câmera com capacidade de imageamento, em alta definição, para transmitir imagens ao vivo para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na sede da SSPDS.

Polícia Militar

À noite, mais de dois mil policiais militares foram empregados durante a investida, em todo o Ceará. O número somou-se às equipes já existentes nas ruas. As composições atuaram por meio da presença dentro das comunidades com maiores índices criminais, bem como em blitze com abordagens a carros e motos, realizadas nos corredores de maiores fluxos na Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado. A presença ostensiva e massiva da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou nas capturas de 14 pessoas, nas apreensões de 19 armas de fogo e de 4,5 quilos de drogas, conforme balanço feito pela Corporação. No total, foram 3.629 abordagens.

Participaram da ofensiva: policiais militares do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont).

Também foram empregados 24 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), que atuaram em 12 viaturas. Pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), foram onze profissionais, que atuaram em oito viaturas.

Polícia Civil

O segundo momento da “Contra-Ataque” encabeçado pela Polícia Militar, ocorreu continuidade às ações realizadas pela Polícia Civil, logo nas primeiras horas do dia de ontem, quando em torno de 280 policiais civis cumpriram vários mandados de prisão e busca e apreensão, em diversas regiões do Ceará. A operação se desenvolveu em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú e no interior nas cidades de Sobral, Itapipoca, Canindé, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte. No total, foram 87 capturados, sendo 75 presos e 12 adolescentes apreendidos. Das capturas, 54 aconteceram no interior do Estado, sendo 24 na Região Sul e outras 30 na Região Norte. As demais ocorreram em Fortaleza e na Região Metropolitana.

Os servidores foram escalados dos Departamentos Técnico Operacional (DTO), de Polícia da Capital (DPC), de Polícia Metropolitana (DPM), de Polícia Especializada (DPE), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Polícia do Interior Norte (DPI Norte), de Polícia do Interior Sul (DPI Sul) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

“Operação Contra-Ataque I”

Na primeira fase da “Contra-Ataque”, ocorrida na última sexta-feira (27), as forças de segurança capturaram 69 pessoas durante ofensivas realizadas também em todo o Estado. A Polícia Civil cumpriu 48 mandados – sendo 38 de prisão, quatro de busca e apreensão e seis de apreensão de adolescente infrator -, além da prisão em flagrante de um homem por posse ilegal de arma de fogo.

Já à noite, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou 25 pessoas, sendo 24 adultos e um adolescente; e apreendeu de 11 armas de fogo, um simulacro de arma de fogo, 11 celulares, um carro, uma moto, aproximadamente R$ 620,00 em espécie e cerca de dois quilogramas de drogas.